Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42731 - MATERIAL EDUCATIVO: A IMPORTÂNCIA DO QUESITO RAÇA COR NA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ÁREA DE INFORMAÇÕES E REGISTROS EM SAÚDE
FERNANDA DO NASCIMENTO MARTINS - FIOCRUZ


Período de Realização
Elaborado entre setembro de 2020 e dezembro de 2020.

Objeto da experiência
Apoiar as oficinas de formação visando qualificar os profissionais de saúde para a melhoria da informação em saúde sobre o quesito raça/cor.

Objetivos
Apoiar o processo formativo da qualificação dos profissionais de saúde para a melhoria da informação em saúde sobre o quesito raça/cor, debatendo sobre a temática racial e seus desdobramentos no pensar e fazer saúde.

Metodologia
A estruturação do material educativo se apresenta em unidades formativas, compostas da seguinte forma: Unidade I: O conceito de racismo e sua estrutura na sociedade brasileira; Unidade II: Racismo e os determinantes sociais de saúde; e Unidade III: Informações em saúde: a importância do preenchimento do quesito raça/cor. Ao longo das unidades os profissionais irão encontrar textos, links e referências que aprofundem a discussão e a promoção da reflexão das temáticas apresentadas.


Resultados
O material educativo integrou a oficina Oficina de qualificação dos profissionais de saúde para melhoria da informação em saúde sobre o quesito raça/cor em novembro de 2021, desenvolvida pela SES/RJ. Os diálogos travados pelos questionamentos e problematizações encontradas no interior do material proporcionaram as reflexões sobre o papel do negro na sociedade brasileira e o quanto o Sistema Único de Saúde ainda debate com precariedade as questões relacionadas à Saúde da População Negra.

Análise Crítica
A luta para que os registros e informações em saúde sa população negra deixem de ser negligenciadas, sendo classificadas e analisadas de forma que respalde ações e políticas públicas para essa parcela da sociedade é um enfrentamento de anos de resistência contra o processo de escravização e violência que incide sobre os corpos negros. Se faz necessários que os processos formativos, que os profissionais da área se apropriem desse debate, estratégico para reduzir as iniquidades em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
O material educativo já se mostrou basilar para os processos formativos dos profissionais de saúde, no repensar nossos processos históricos e os reflexos dos mesmo na construção de nossa sociedade e para a saúde da população negra. A partir do ano de 2023 o mesmo será atualizado para utilização do Curso "Informações e Registros em Saúde no SUS: desafios a partir da pandemia de Covid-19", desenvolvido pelo LIRES, da EPSJV/Fiocruz.