Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42504 - MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A GESTÃO E PLANEJAMENTO DO SUS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
THAIS DE ANDRADE VIDAURRE FRANCO - IMS - UERJ, EDUARDO LEVCOVITZ - IMS - UERJ, ROSANGELA CAETANO - IMS - UERJ, MARIO ROBERTO DAL POZ - IMS - UERJ


Período de Realização
O projeto está em curso desde novembro de 2019.

Objeto da experiência
Formação, capacitação e educação permanente de técnicos e dirigentes ligados à atividade de planejamento e gestão do SUS-RJ na SES e SMS´s.

Objetivos
Contribuir para a formação e capacitação de quadros para atividades de gestão e planejamento do SUS no Estado do Rio de Janeiro;
Fomentar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas para a formulação e implementação de políticas, planos e programas na gestão de sistemas e serviços de saúde.

Metodologia
O curso, desenvolvido em convênio com a SES-RJ, incluiu a reorganização das disciplinas obrigatórias e eletivas buscando assegurar uma base para reflexão interdisciplinar e crítica sobre as políticas, o sistema e os serviços de saúde no Brasil e no ERJ. Além das disciplinas e da elaboração de dissertação e/ou produtos técnicos, o curso contou com o desenvolvimento de Estágio de Prática Profissional que buscou desenvolver investigações em sistemas de saúde com ênfase no papel exercido pela SES.

Resultados
Até maio de 2022, foram formadas 2 turmas do curso para gestores da SES e de Secretarias Municipais. Ao longo do curso os trabalhadores/pós-graduandos desenvolveram produtos técnicos e eventos tematizando problemas relevantes para o SUS-RJ. Os produtos finais apresentados pela primeira turma de egressos têm o potencial de devolver à SES-RJ novos diagnósticos, técnicas, estratégias metodológicas e instrumentos a serem potencialmente incorporados à gestão.

Análise Crítica
O desenvolvimento de iniciativas de parceria entre instituições acadêmicas e secretarias de saúde pode contribuir para a superação de uma lacuna importante na gestão do SUS – a formação para a gestão e planejamento em saúde. O estabelecimento de pontes entre as bases conceituais, instrumentos técnicos e a prática cotidiana dos trabalhadores/pós-graduandos possibilita o desenvolvimento de produtos técnicos com potencial para modificar os processos de trabalho dos órgãos gestores do SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
A organização e desenvolvimento do Mestrado Profissional possibilitou a adoção de inovações didático pedagógicas na instituição acadêmica, inclusive Ensino/Aprendizagem à Distância. A qualificação de profissionais envolvidos no planejamento e gestão, nos diversos níveis do SUS-RJ constituí ação estratégica para o desenvolvimento de inovações institucionais nos espaços de trabalho dos pós-graduandos nos órgãos gestores e na instituição de ensino.