SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
42481 - FORMAÇÃO PARA GESTÃO DO CUIDADO ÀS PESSOAS COM OBESIDADE: UMA EXPERIÊNCIA FÁTIMA CAFÉ RIBEIRO DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ILANA NOGUEIRA BEZERRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIA MARLENE MARQUES ÁVILA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIA DO SOCORRO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ÁLVARO MAGALHÃES CAVALCANTE PEREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ÍTALO WESLEY OLIVEIRA AGUIAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, LUIS ROCILDO CARACAS VIEIRA E SOUZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Período de Realização A experiência ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2021.
Objeto da experiência Qualificação de gestores em saúde da Atenção Primária em Saúde para ações de promoção da alimentação adequada e saudável com foco no manejo da obesidade.
Objetivos Relatar a experiência da participação como planejadora e executora no curso “O Olhar da Gestão no Cuidado Integral à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no estado do Ceará”.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência do Curso O Olhar da Gestão no Cuidado Integral à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no estado do Ceará, realizado pela Universidade Estadual do Ceará e parceiros. Desenvolvido na modalidade ensino remoto emergencial, carga horária de 40 horas (16h síncronas (online) e 24h assíncronas (desenvolvidas nos territórios de atuação). Os participantes foram coordenadores da Atenção Primária em Saúde e responsáveis técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde do Ceará.
Resultados O curso teve 196 inscrições, utilizou metodologias ativas de ensino-aprendizagem e foi ministrado por uma equipe interprofissional. Teve um grande potencial de promover a sensibilização e a reflexão acerca do gerenciamento de ações voltadas ao cuidado às pessoas com obesidade atendidas na APS. O principal desafio foi relacionado as demandas da gestão, o que impediu a participação integral de alguns gestores inscritos, apesar da solicitação prévia do horário protegido para a realização do curso.
Análise Crítica A inciativa buscou romper com os moldes tradicionais da formação em saúde, verticalizada, pontual, fragmentada, e pautou-se na educação permanente em saúde e problematização, baseado na realidade e problemáticas locais dos territórios de saúde e dos serviços, com vistas à transformação das práticas profissionais, mudanças na organização dos processos de trabalho, possibilitando a qualificação de gestores da APS para o cuidado em saúde e integral aos indivíduos com sobrepeso e obesidade.
Conclusões e/ou Recomendações O curso se configurou como uma iniciativa importante de formação em saúde, construída de forma participativa, em que os saberes e práticas compartilhados propiciaram o debate sobre a temática, ressignificação do cuidado produzido nos territórios, promoveu reflexões sobre os principais desafios encontrados e sinalizou as transformações positivas necessárias dentro dos serviços.
|