Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42371 - CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO ROTEIRO DE JOGO SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: A PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
FERNANDA ELIZABETH SENA BARBOSA - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, ISLANDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA - UFPE, LAYS HEVÉRCIA SILVEIRA DE FARIAS - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, . - ., . - ., . - ., . - .


Período de Realização
A experiência foi realizada em abril de 2022.

Objeto da experiência
Relatar a participação de Agentes Comunitários de Saúde na construção do roteiro do jogo SuperSUS, que retratará o cuidado na APS

Objetivos
Identificar as potencialidades e desafios do jogo digital SuperSUS ao retratar o contexto e o cuidado ofertado da APS, a partir do olhar dos Agentes Comunitários de Saúde de um município do sertão de Pernambuco.

Metodologia
Este relato faz parte da pesquisa “SuperSUS na Atenção Primária: para inovar a prevenção e promoção da saúde” financiada pela Fiocruz/VPPCB/PMA, desenvolvida pelo grupo de pesquisas Saberes e Práticas em Saúde (GPS/Fiocruz PE). Foi realizada articulação prévia com a Coordenação de Atenção Básica e a Associação dos ACS do município, a fim de reunir tais profissionais para analisar o roteiro do jogo e verificar se o trabalho do ACS e o contexto da APS nele descritos estão alinhadas à realidade.

Resultados
Foi realizado grupo focal com duração aproximada de 2h30, com a participação de 19 ACS, sendo a maioria mulheres pardas e pretas, com mais de 40 anos de idade e mais de 16 anos de atuação como ACS. 12 atuam em UBS de zona urbana e 7 em zona rural. Cada participante recebeu um papel com breve descrição dos desafios, minijogos ou conquistas do jogo. Cada um leu em voz alta o conteúdo e teceu comentários sobre a aplicabilidade e representatividade de tal ação/desafio com base em sua realidade.

Análise Crítica
O roteiro foi avaliado positivamente, com ações que retratam o papel do ACS e da APS. O personagem principal do jogo é um ACS e durante a discussão foi dada ênfase no papel educativo de tal profissional. Dentre os desafios validados, destacam-se: cadastro da população, mapeamento do território, tornar a UBS acessível, campanhas de vacina, busca ativa, visitas domiciliares, dentre outros. O jogo seguirá os marcos históricos da APS, com início no PACS e incorporação de novos profissionais/equipes.

Conclusões e/ou Recomendações
A avaliação do roteiro com os atores-chaves, que vivem a APS diariamente, por meio do diálogo e participação ativa foi fundamental para identificar as principais potencialidades e desafios na incorporação do SuperSUS como um recurso educacional que retrata a realidade da APS. Espera-se que o jogo possa apoiar e fortalecer os processos de educação em saúde desenvolvidos na APS, divulgando para a população as ações deste nível de atenção.