Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42274 - BUSCANDO REDES: VISITAS PELOS DISPOSITIVOS DO TERRITÓRIO DE MANGUINHOS
LUCIANA GOMES COTRIM - ENSP/FIOCRUZ, KELLY ALESSANDRA SEGABINAZZI - ENSP/FIOCRUZ, LAURA DE ARAUJO COUTO - ENSP/FIOCRUZ, LUZIENE SIMOES BENCHIMOL - ENSP/FIOCRUZ, MARIA VICTORIA DA SILVA BASTOS - ENSP/FIOCRUZ, SUZANE CHAGAS MESQUITA - ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização
As atividades em questão iniciaram no mês de abril de 2022 e ainda encontram-se em curso.

Objeto da experiência
Integrantes da equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP/Fiocruz.

Objetivos
Conhecer os dispositivos disponíveis no território para a construção do cuidado integral do usuário da rede pública. Entender como a rede de atenção à saúde se estrutura dentro do ambiente para compreender os fluxos de trabalho e encaminhamento.

Metodologia
As visitas técnicas foram planejadas pelas residentes em conjunto com a preceptora, que pôde articular, juntamente com outros profissionais da unidade, o contato com os dispositivos. Alguns dos dispositivos existentes no território são CAPS Carlos Augusto Magal, UPA Manguinhos, Clínica da Família Victor Valla, asilo Irmã Dulce, abrigo Cristo Redentor, DEGASE e a horta comunitária de Manguinhos.

Resultados
Essas visitas ajudaram a conhecer os dispositivos presentes que podem ser acionados pelos profissionais da clínica da família quando sua demanda não pode ser resolvida no local, para a produção de um cuidado em rede. Criando um estreitamento de vínculos entre os profissionais da rede e os residentes da equipe multiprofissional. Além disso, foi possível iniciar a construção de uma relação na qual os serviços interagem e compartilham boas práticas da atuação profissional.

Análise Crítica
O conhecimento dos dispositivos do território é de fundamental importância para entender os cuidados disponíveis na região da clínica de saúde. Conhecer os serviços que podem ser ofertados ao usuário auxiliam na hora de sanar dúvidas dos pacientes, ajudando a realizar uma referência e contra-referência adequada e potencializando a resolutividade de casos mais complexos que ultrapassem o nível de densidade tecnológica disponíveis na atenção primária em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
O território, por estar em constante movimento, necessita que sua assistência consiga se moldar para construção de um cuidado integral. Para isso, a utilização e integração dos dispositivos se torna essencial para produzir uma atenção qualificada, apoiando os usuários de forma multidisciplinar com troca de diferentes olhares e perspectivas na atenção ao usuário.