Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42263 - A CRIAÇÃO DE UM TEATRO VIRTUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA
NIEDJA MADELON NASCIMENTO SOUZA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, DOMÍCIO AURÉLIO DE SÁ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, WILLIAN DOS SANTOS SOUZA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, MARIA EDUARDA PEREIRA DE ALMEIDA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, EMÍLIA CRISTIANE MATIAS ALBUQUERQUE DA ROCHA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, CAMILA CAROLINE DA SILVA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, ESTEFANY KAROLAYNE DOS SANTOS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, ANA PAULA DA SILVA BARBOSA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, RUTH CAROLINA LEÃO COSTA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES


Período de Realização
Outubro de 2021

Objeto da experiência
Formação de um teatro virtual como recurso pedagógico para trabalhar a alimentação saudável na disciplina de Promoção da Saúde.

Objetivos
A atividade teve como objetivos a ilustração de uma situação de saúde; a provocação de um debate sobre alimentação saudável; a produção de uma reflexão acerca da promoção da saúde; e a execução da atividade de uma disciplina da pós-graduação em saúde coletiva.

Metodologia
O teatro virtual foi realizado como atividade avaliativa de uma disciplina da Residência em Saúde Coletiva - IAM/Fiocruz. O método de trabalho escolhido teve como base o uso de metodologias ativas. No total, haviam cinco pessoas envolvidas na ação. Foram realizadas três reuniões de organização em uma plataforma de videoconferências, a primeira para discutir os aspectos teóricos e metodológicos, a segunda abordou o tema e definiu o roteiro da apresentação teatral e a terceira para ensaio geral.

Resultados
A apresentação ocorreu em uma aula realizada na plataforma Zoom meetings, onde os participantes interagiram em contas diferentes, seguindo o roteiro programado. A situação consistia na discussão de um caso clínico, ocorrido em uma unidade de saúde da família, e apresentava personagens que remetiam a profissionais de saúde com os mais diferentes perfis, o que destacava a implicação e a visão sobre a saúde da pessoa em questão e sobre diferentes perspectivas de questões nutricionais.

Análise Crítica
Dentre os protagonistas da ação não haviam atores, o que não interferiu na execução do projeto e no alcance de seus objetivos, visto que foi possível notar uma compreensão da ação pela público que a assistia. Apesar de se tratar de uma apresentação virtual, os envolvidos conseguiram utilizar diversos cenários e recursos para execução de forma plena.

Conclusões e/ou Recomendações
A combinação do caráter lúdico e virtual do teatro teve um valor efetivo no alcance do objetivo proposto e do processo ensino-aprendizagem da promoção da alimentação saudável. O uso de metodologias ativas foi importante para uma maior interação da turma, estimulando criatividade e a construção coletiva de saberes.