SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
42009 - CRIAÇÃO DA LIGA DE LETRAMENTO EM SAÚDE - LALS FABÍOLA BELKISS SANTOS DE OLIVEIRA - FUNORTE/AFYA, ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA MARTINS - UNIMONTES, ALINE SOARES FIGUEIREDO SANTOS - UNIMONTES, MARIA BARROS LIMA MARTINS - UFMG, MARINILZA SOARES MOTA SALES - UNIMONTES
Período de Realização A Liga Acadêmica de Letramento em Saúde iniciou suas atividades em março 2022 e está em andamento.
Objeto da experiência Preparação da força de trabalho, para que uma organização se torne letrada ou responsiva ao letramento em saúde.
Objetivos Relatar a experiência da criação de uma liga acadêmica como estratégia de ensino-aprendizagem, com ênfase na comunicação em saúde e participação de estudantes de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas.
Metodologia Relato de experiência sobre a atuação de professores na mediação de atividade de extensão no tema letramento em saúde, junto a estudantes dos cursos de graduação e pós graduação multidisciplinar. A partir de reuniões realizadas semanalmente nas plataformas Google Meet® e Whatsapp®, foram elencadas as temáticas a serem desenvolvidas.
Resultados Grupo composto por seis discentes orientados por uma professora epidemiologista se reuniu por plataformas onlines, e foram realizados os protocolos para criação de atividade de extensão denominada LALS, em universidade estadual do norte de Minas Gerais. Houve a seleção dos acadêmicos para ingressarem na liga em março de 2022. Foi criado um e-mail oficial do grupo, um Instagram® e o “Grupo de Pesquisa Vigilância e Letramento em Saúde”, conteúdos foram liberados para compartilhamento no Youtube®.
Análise Crítica Limitado conhecimento dos profissionais de saúde sobre letramento pode impactar negativamente o bem-estar dos pacientes, dificultar a resposta dos serviços às necessidades dos usuários e aumentar o custo da assistência prestada. A liga aperfeiçoou os níveis de letramento em saúde, possibilitando desenvolvimento da aprendizagem/competências necessárias para uma prática profissional letrada em saúde. Os ligantes exercitam habilidades de comunicação, com foco nos níveis de letramento do usuário.
Conclusões e/ou Recomendações Os estudantes de graduação e pós graduação podem ser melhor preparados por meio de atividades de extensão como a LALS, que pode contribuir para o aprimoramento das habilidades de comunicação, compreensão de sua relevância na atenção à saúde, e, consequentemente, favorecer o letramento, ao promover momentos de troca de informações cientificamente embasadas, com oportunidade de compreensão e apoio na promoção da saúde.
|