Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41941 - METASSÍNTESE SOBRE OS DESAFIOS DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À LUZ DA NEOSELETIVIDADE DO PREVINE BRASIL
KARINA MAGRINI CARNEIRO MENDES - USF, LEONARDO CANUT - UNIFESP, LÚCIA DIAS DA SILVA GUERRA - USP


Apresentação/Introdução
O novo modelo de financiamento da Atenção Básica implementa as diretrizes do Relatório do Banco Mundial. O pagamento é realizado por captação ponderada, calculado pelo número de pessoas cadastradas nas unidades de saúde (vulneráveis) e cujo valor transferido é variável em função do alcance de métricas de desempenho, gerando um novo tipo de seletividade (neoseletividade).

Objetivos
Revisar o que a literatura científica apresenta sobre os desafios dos cenários de prática para o ensino superior na APS para repensá-los à luz da neoseletividade induzida pelo Previne Brasil.

Metodologia
Na busca em base de dados foram identificados 58 estudos, 16 deles inelegíveis para pesquisa, sendo outros 3 duplicados, resultando em 39 títulos e resumos avaliados. Após essa primeira avaliação, 16 foram excluídos, condicionando a leitura na íntegra de 23 artigos, porém 2 não estavam disponíveis. Após a leitura, 4 trabalhos foram descartados, efetivando a revisão com 17 artigos.

Resultados
Os resultados foram sintetizados em cinco construtos: ‘cuidado’, ‘ensino’, ‘gestão’, ‘atitude dos profissionais’ e ‘atitude da comunidade’. Identificou-se sobre o cuidado os ‘arranjos institucionais que não promovem a responsabilização do ensino com o serviço’; os problemas relacionados ao ensino, ‘distanciamento dos currículos tradicionais com a realidade do serviço’; ‘(in)compreensão dos discentes sobre importância do SUS e da APS’; e ‘postura passiva do estudante’; quanto aos problemas relacionados à gestão, ‘infraestrutura das unidades’; ‘escassez de recursos’; ‘saturação dos espaços’, ‘rotina exaustiva e precariedade dos serviços’ e ‘desvalorização do trabalho em equipe’.

Conclusões/Considerações
Os cenários de prática em saúde constituem importante espaço de formação, porém a qualidade pedagógica e a integração entre o ensino, serviço e a comunidade apresentam desafios a serem superados. À luz da neoseletividade, e da instituição do Previne Brasil, prevê-se o desfinanciamento imediato da APS entre os municípios brasileiros e o retrocesso das práticas de atenção à saúde, descaracterizando suas ações, destituindo e fracionando as equipes.