SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
41933 - FORMAÇÃO DO APOIO INSTITUCIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAÇÃO DE GESTORES KARINA MAGRINI CARNEIRO MENDES - USF, JULIANA AZEVEDO FERNANDES - UNICAMP, SÉRGIO XAVIER DE CAMARGO - UFJF, GASTÃO WAGNER DE SOUSA CAMPOS - UNICAMP
Período de Realização Início em março de 2022 com previsão de finalização em dezembro de 2022.
Objeto da experiência Curso de formação para implementação do Método de Apoio Institucional e Cogestão para a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia/SP.
Objetivos Esta formação tem como propósito qualificar a equipe para o Apoio Institucional, gestão participativa e compartilhada, aprimorando os fluxos de comunicação e interlocução da equipe de gestão com os serviços, assim como operacionalizar e instituir a gestão clínica ampliada e compartilhada em rede.
Metodologia No início do ano de 2022 houve assunção de nova Secretária Municipal de Saúde de Atibaia/SP, renovação que implicou o desafio de reestruturação da equipe gestora. Considerando que a gestão no SUS exige um agir político de mediação e diálogo permanente entre os gestores e as equipes assistenciais, para a formação do novo coletivo dirigente propôs-se instituir o Apoio Institucional por meio de um curso de qualificação, apoiado no Método Paidéia, alternando atividades remotas e presenciais.
Resultados Realizou-se aula inaugural com o professor Gastão Wagner, que explanou sobre o Apoio Institucional, a gestão e seus desafios, oportunamente a secretária de saúde apresentou suas demandas e expectativas e os participantes se apresentaram. Formaram-se subgrupos por temas prioritários para projetos de intervenção: regulação da atenção especializada; qualificação da RAPS; fluxo de notificações na vigilância; gestão de pessoas; do programa Previne Brasil indicadores relacionados à saúde da mulher.
Análise Crítica A estratégia de discussão de casos pretende estimular os gestores a refletirem sobre a prática concreta, possibilitando análise dos processos de trabalho, projetos institucionais, e das relações interpessoais. O desenvolvimento das discussões, no método da roda, objetiva, além da incorporação de novos conceitos, compartilhamento de experiências, perspectivas e opiniões, reconhecendo que os desafios da gestão não se resumem às questões burocrático-institucionais.
Conclusões e/ou Recomendações O curso tem alcançado o objetivo de desenvolver junto aos participantes um olhar analítico, reflexivo, crítico e autônomo sobre a realidade. A possibilidade de construção de propostas compartilhadas e ampliadas traduz o efeito Paideia esperado, que se manifesta nas atitudes e posturas individuais ou coletivas representadas pelo comprometimento e desenvolvimento das atividades. A formação em Apoio Institucional será concluída em dezembro de 2022.
|