Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41818 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E AS PRÁTICAS POPULARES DE SAÚDE: TERRITÓRIO(S) DE (TRANS)FORMAÇÃO NA VIDA ACADÊMICA
MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UECE, MAYANA DE AZEVEDO DANTAS - UECE, MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO MARINHO - UECE, LUCAS DIAS SOARES MACHADO - UECE, VERA LÚCIA DE AZEVEDO DANTAS - SMS, GLEICIANE NASCIMENTO SANTOS - UECE, AIRTE LEANDRO FREITAS - UECE, VITORIA GOMES MARQUES - UECE, SARA CATARINA BASTOS CALIXTO - UECE, NELSON FILICE DE BARROS - UNICAMP


Período de Realização
março a dezembro de 2021

Objeto da experiência
experiência de articulação de práticas de diferentes racionalidades do cuidado a discentes, docentes da Universidade Estadual do Ceará.

Objetivos
Refletir sobre o espaço Ekobé como território de formação de acadêmicos mediados pela concepção ampliada de ensino-saúde-cuidado.

Metodologia
trata-se de uma reflexão a luz da perspectiva Freireana sobre o vivido pelos bolsistas, docentes do Laboratório no ano de 2021.

Resultados
Em 2021 o Laboratório Ekobé contou com 02 bolsistas que assumiram o cuidado com o espaço numa diferente perspectivas. As atividades que anteriormente se realizavam presencialmente passaram a ser ofertadas na perspectiva virtual. As redes sociais foram assumidas para difundir a proposta dos cuidadores. Assim aplicação de reiki a distância; constelação familiar via meet; banho de som via facebook foram mantidas. Foi um movimento de cuidados onde docentes discentes acessaram o cuidado consigo.

Análise Crítica
O interessante foi perceber como as estudantes não conheciam esse lugar existente na universidade e ao mesmo tempo o quanto se mobilizaram para cuidar de si e cuidar dos outros empenhando-se para que as ações transcorressem da forma mais acolhedora possível. A Universidade pode revelar sua potência (trans)formadora ao incorporar outras racionalidades em seus processos e garantir a participação da juventude acadêmica como ator-apoiador

Conclusões e/ou Recomendações
A experiência nos possibilitou ver o quanto mesmo de forma virtualizada a preparação, execução que são etapas diferentes do processo constituiram-se como território de aprendizagem. Isto posto nos faz recomendar nas ações acadêmicas: Incentivar que docentes e discentes em seu cotidiano possam vivenciar estratégias de cuidado ofertadas pelo Ekobé. Possibilitar a inclusão dessas vivências na estrutura curricular dos cursos da área de saúde.