SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
41804 - PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: DA SEGURANÇA CLÍNICA AOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL. PATRIK FÉLIX JARDIM - PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM, AMANDA SANTOS SILVA - UFMG, NAJARA BARBOSA DA ROCHA - UFMG, PAULA MOLINA NOGUEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, LUCIANA TEREZINHA DA SILVA - UFMG, LOLIZA CHALUB LUIZ FIGUEIREDO HOURI - UFMG, MARIA ELEONORA QUEIROZ DOS SANTOS - UFMG, LÍVIA GUIMARÃES ZINA - UFMG
Período de Realização O evento ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2022 , das 19h às 21h35.
Objeto da experiência Capacitação de profissionais dos serviços odontológicos (SUS), com ênfase nas demandas impulsionadas pelo Previne Brasil para o pré-natal odontológico.
Objetivos Promover o debate sobre o Pré-natal Odontológico (PNO) e os indicadores do Programa Previne Brasil, por meio da troca de saberes e práticas entre a academia e os serviços de saúde, em um evento de capacitação profissional.
Metodologia O evento foi realizado no formato remoto, por meio da plataforma digital StreamYard, com duração de 2h30min, e transmitido ao vivo pelo Youtube. Foi organizado pela equipe do Projeto de Extensão Tal Mãe, Tal Filho, da Faculdade de Odontologia da UFMG, em parceria com os serviços públicos de saúde de MG, apresentado no formato de mesa redonda e dividido em duas etapas: abordagem de quatro eixos temáticos do PNO por convidados palestrantes, seguida de debate com o público.
Resultados Foram registradas 1404 inscrições para este evento. O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de trabalhadores do SUS da área odontológica, além de acadêmicos e pós-graduandos. Durante a transmissão ao vivo, o canal do Projeto de Extensão alcançou o pico de audiência de 637 ouvintes, os quais interagiram extensivamente com os palestrantes e mediadores do evento através dos canais de comunicação (chat). O evento foi gravado e encontra-se disponível no Youtube, com mais de 3.700 visualizações.
Análise Crítica O evento realizado obteve um grande alcance no estado de MG, em especial na área da atenção primária. Os participantes destacaram a relevância de ações de capacitação como essa, diante da necessidade de formação de profissionais e a existência de tantas dúvidas e dificuldades na operacionalização do PNO, em face das novas demandas trazidas pelo Previne Brasil. Por fim, o evento também demonstrou a força e o impacto social de ações desenvolvidas por meio da interlocução ensino com o serviço.
Conclusões e/ou Recomendações Essa experiência em Saúde Coletiva proporcionou impactos positivos na formação de profissionais do SUS e estudantes da área da saúde. Observa-se um interesse crescente pelo PNO e uma demanda para capacitação nessa área. Os serviços municipais ainda apresentam dificuldades na oferta e organização dos serviços para o PNO e experiências como essas devem ser incentivadas e promovidas, tanto pela academia quanto pelos próprios serviços.
|