SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
41769 - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS PANDÊMICOS TAISE SILVA DE MORAES - UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO, ARIELA DIAS DAMASCENO - UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO, LARA OLIVEIRA LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO, VAGNER FERREIRA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO, MARIA CAROLINA ALMEIDA FERNANDES - UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO, CAROLINE DE MORAES PEREIRA MORGANO - SECRETARIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE JUAZEIRO-BA, LUANA ALINNY DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - SECRETARIA DE SAÚDE MUNICIPAL DE JUAZEIRO-BA
Período de Realização Período de Realização: relato de experiência desenvolvido em novembro de 2021.
Objeto da experiência Objeto da experiência: O Programa Saúde na Escola desenvolve ações preventivas, contribuindo em tempos de pandemia na prevenção da Covid-19.
Objetivos Objetivo: Descrever as ações educativas realizadas em uma escola municipal na Bahia.
Metodologia Metodologia: Configura-se em um estudo descritivo, desenvolvido pelos Residentes da Saúde da Família, com um encontro para cada turma, totalizando 10, distribuídos entre o período matutino e vespertino. Os materiais foram confeccionados com EVA, palito de picolé, desenhos representativos do vírus, nariz, boca, mãos, bem como a distribuição de panfletos com informações pertinentes sobre os cuidados necessários para a prevenção da Covid-19.
Resultados Resultados: Durante os encontros em cada classe era percebido os cuidados necessários para a não transmissão do vírus, bem como o fluxo desenvolvido pela própria instituição para o seu bom processo. Cada aluno, de acordo com sua faixa etária participava ativamente ao responder as perguntas sobre os meios de contaminação e prevenção da Covid-19. Também foi possível fornecer orientações para os pais sobre o fluxo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde para uma ocasional necessidade.
Análise Crítica Análise Crítica: O Programa Saúde na Escola (PSE) possui alta relevância na formação dos jovens alunos, porém, diante do contexto pandêmico, os profissionais apresentaram muitas dificuldades de disponibilidade para realização de ações com a frequência necessária, devido a alta demanda de atendimentos e realização de teste rápido para a Covid-19 da unidade a qual estavam inseridos.
Conclusões e/ou Recomendações Conclusões e/ou Recomendações: Foi possível colocar em prática a atividade planejada na instituição escolar com aporte no PSE. Contudo, identificam-se alguns empecilhos, por exemplo, profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família em se co-responsabilizarem pela continuidade de ações de saúde extramuros, relacionadas ao PSE. Ressalta-se, de igual importância, que esse Programa deve fazer parte da agenda das UBS.
|