Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41650 - ENCONTRO DE MÃES E PAIS: PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA FAMÍLIA NA UNIDADE NEONATAL DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO
EMANUELA DE ALMEIDA OLIVEIRA - EBSERH/MCO/UFBA, ANDREA NOVO - EBSERH/MCO/UFBA, AIMONE CARNEIRO DE OLIVEIRA - EBSERH/MCO/UFBA, ANDREA SANTIAGO SILVA - EBSERH/MCO/UFBA, FABIANA GARCIA COSTA NUNES - EBSERH/MCO/UFBA, PATRICIA FRANCESCA LIMA DE PINHO - EBSERH/MCO/UFBA, JOSEFA CRISTINA OLIVEIRA SANTOS - EBSERH/MCO/UFBA, LARISSA DE CARVALHO SILVEIRA - EBSERH/MCO/UFBA, ÉRIDA SILVA LEOVIGILDO - EBSERH/MCO/UFBA


Período de Realização
Esta experiência ocorreu durante o ano de 2022.

Objeto da experiência
O objeto da experiência é o encontro de mães, pais e acompanhantes de recém-nascidos de uma Unidade Neonatal de um hospital de ensino.

Objetivos
Os objetivos da experiência foram aumentar a autonomia de mães, pais e acompanhantes legais no cuidado de recém-nascidos (RN) internados na Unidade Neonatal de um Hospital de Ensino e incentivar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação nos espaços de escuta para as famílias.

Metodologia
Foi realizada discussão na Unidade de Produção, que é um espaço reservado para a cogestão da unidade neonatal pela equipe multiprofissional, sobre a importância de se reestruturar as reuniões de pais da unidade. Então, foram adotadas mudanças como: modificação do nome da atividade para “Encontro de mães, pais e acompanhantes”; reestruturação de temas a serem discutidos nos encontros; reestruturação do roteiro do encontro; elaboração de projeto de inclusão de estudantes.

Resultados
O nome “Encontro de mães, pais e acompanhantes” foi considerado menos formal e mais atrativo para familiares dos RN internados na unidade pela maior parte da equipe multiprofissional; reestruturação de temas a serem discutidos e do roteiro dos encontros proporcionaram maior envolvimento dos profissionais da unidade; elaboração de projeto de inclusão de estudantes incentivou a participação destes nas atividades; observado aumento da participação de familiares em relação a 2021.

Análise Crítica
As modificações no nome, tema e roteiro dos encontros foram positivas para maior adesão de familiares dos RN. A participação deles nesses espaços ampliam o conhecimento sobre a unidade e os cuidados ofertados, o que aumenta a autonomia das famílias na unidade neonatal. A inclusão dos estudantes neste espaço foi relevante para integração deles com as famílias dos RN e equipe, ampliando o entendimento sobre o trabalho multiprofissional e sobre as necessidades de saúde dos usuários dos serviços.

Conclusões e/ou Recomendações
A experiência foi considerada importante para a desenvolver autonomia e participação das famílias, bem como para integrar estudantes com familiares dos pacientes e equipe multidisciplinar. Recomenda-se ampliação de espaços como estes durante a formação de profissionais de saúde para aumentar a compreensão sobre as necessidades de saúde dos usuários do SUS, fortalecendo os princípios da equidade e integralidade.