Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41640 - INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19: A INSERÇÃO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM JOÃO PESSOA- PB
THAÍS MAÍRA DE MATOS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA; MESTRE MPGTES UFRN., ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN


Apresentação/Introdução
A Rede de Serviços de Saúde de João Pessoa- PB como cenário de prática das instituições de ensino superior e técnico em saúde, promove a formação no SUS e para o SUS. Com início da pandemia as práticas foram suspensas sendo mantida apenas a presença de residentes em alguns serviços de atendimento a COVID-19, construindo possibilidades de uma experiência diferenciada de integração ensino e serviço.

Objetivos
Analisar as formas de inserção dos residentes nos serviços de saúde de João Pessoa - PB no contexto da pandemia da COVID-19 e seus principais efeitos.

Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, com abordagem qualitativa. Os cenários foram o Hospital Municipal Santa Isabel, a Gerência de Vigilância Epidemiológica e Central Telessaúde de Orientações COVID – serviços de saúde de João Pessoa, que realizam ações de enfrentamento à COVID-19, e são espaços de prática de Instituições de Ensino (IE). Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e grupo focal, realizados com gestores dos serviços, profissionais de saúde, coordenadores das residências e residentes. Os dados foram analisados por meio de análise temática de conteúdo, a partir dos roteiros preestabelecidos com a elaboração de uma matriz analítica.

Resultados
A pandemia da COVID-19 levou as instituições de ensino e também a gestão dos serviços de saúde a reverem a inserção dos alunos, considerando o alto risco sanitário, o desconhecimento da doença e as necessidades dos serviços frente à emergência sanitária. A chegada dos residentes nos serviços ocorreram de formas diferenciadas, com reuniões, apresentação do serviço, reestruturação do serviço, construção de fluxos e protocolos e ações de educação permanente. A inserção dos residentes na assistência e nos espaços de gestão resulta em autonomia, para que estes sejam coparticipantes na condução dos processos de trabalho das equipes, com questionamentos, apontando caminhos e mudanças de rumos.

Conclusões/Considerações
A forma como ocorreu a inserção dos residentes nos cenários de prática, a aproximação da equipe e do processo de trabalho promoveu efeitos no desenvolvimento da aprendizagem significativa. A análise permitiu ainda identificar que a oportunidade de diálogo e a vivência no dia a dia do trabalho, despertou nos residentes o sentimento de pertencimento, enquanto parte da equipe, e nos profissionais o sentimento de construção coletiva e integração.