Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41498 - AGENDA INTEGRADA: A ANUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (PMEPS), SMS DE SALVADOR, EDIÇÃO DE 2022.
DANIELA ROCHA FONTOURA CÂMARA DE ALMEIDA - SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, MATHEUS SILVA PEDREIRA - UFBA/ISC, LEIDE DIONNE PEREIRA DE JESUS SANTOS - UFBA/ ISC, ADELMA SANTANA DE SOUZA - UFBA/ ISC, MANUELA MARQUES RODRIGUES DE JESUS - EBMSP- ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, MARIA CÂNDIDA ALENCAR DE QUEIROZ - SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, ROSANGELA FONTES SANTOS - SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR


Período de Realização
A Agenda Integrada 2022 de EPS de Salvador foi construída entre novembro de 2021 e abril de 2022.


Objeto da experiência
A Agenda Integrada (AI) de 2022, instrumento de anualização do PMEPS, é responsável por operacionalizar o planejamento da EPS no município de Salvador

Objetivos
Sistematizar o processo de planejamento, qualificação e construção da versão 2022 da Agenda Integrada de Educação Permanente em Saúde, do município de Salvador, no ano de 2022.

Metodologia
A construção da Agenda Integrada ocorreu a partir de uma sequência de oficinas fundamentadas em um processo participativo e ascendente, no qual o PMEPS foi o instrumento direcionador. Foram definidas diretrizes e critérios para AI, como: processos centrados no sujeito e a avaliação como atividade orientadora. Como forma de apoio desta construção adotou-se como estratégia os plantões pedagógicos e realizou-se a implantação dos planos educacionais para as ações que compõem esta nova versão.



Resultados
Como resultado deste processo obteve-se a construção de Termos de Referência para as oficinas, a priorização das ações estratégicas do PMEPS, o planejamento de ações educacionais a partir do PMEPS e a elaboração de estratégias e instrumentos para o planejamento, avaliação e monitoramento. A Agenda foi publicada com 50 ações educacionais, cujo planejamento contou com o envolvimento de 10 Distritos Sanitários do município de Salvador e das Diretorias de Atenção à Saúde e Vigilância da Saúde.


Análise Crítica
A partir do processo de planejamento e construção das ações de EPS através da Agenda Integrada é possível reconhecer a importância de processos estruturados pedagogicamente, gerando movimentos que promovam a intersetorialidade e interprofissionalidade, visando a mudança de práticas, o fundamento da EPS. A construção da AI permitiu a validação, reconhecimento dos processos de construções coletivas e do potencial destas estratégias para mobilizar e gerar mudanças nas realidades do SUS municipal.

Conclusões e/ou Recomendações
Este movimento, enquanto estratégia para a institucionalização da EP através da incorporação do planejamento curricular foi contra hegemônico, crítico-reflexivo e participativo, que evidencia a necessidade de mudança de paradigma do lugar da EPS. E constitui-se como uma estratégia embasada no princípio da amorosidade, estimulando a transformação de realidades e alcançando a qualificação, inovação e divulgação do processo de planejamento de EPS.