SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
41382 - AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E VALIDAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL DE ENSINO DO AUTOCUIDADO PARA A PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO KEISE SANTOS SOUZA FALHEIRO - UFBA, KIONNA OLIVEIRA BERNARDES SANTOS - UFBA
Apresentação/Introdução No processo educativo em Diabetes Melitus é substancial considerar a incorporação de novas tecnologias que possam contribuir no aperfeiçoamento dos resultados já obtidos por meio de métodos educativos tradicionais. Portanto, é importante que o cuidado para com as pessoas com DM e pé em risco seja acompanhado das tecnologias que colaborem na prevenção e cuidado.
Objetivos Descrever a validação e a usabilidade de uma tecnologia digital educativa (aplicativo móvel) para o autocuidado, com vistas à prevenção do pé diabético
Metodologia Trata-se de um estudo do tipo metodológico O Aplicativo “EducPé - Educação para a Saúde dos Pés” foi desenvolvido para dispositivos móveis e publicado em plataforma virtual da Google Play Store. Essa ferramenta foi disponibilizada para download para os especialistas, que após o manuseio e a leitura sistemática do instrumento realizaram o seu julgamento, quanto ao conteúdo, adequabilidade e aparência, através de um questionário. Além disso, foi medida a satisfação do uso, mediante o questionário de usabilidade para aplicação smartphone. Quinze especialistas validaram a primeira versão do aplicativo, com o Índice de Validade de Conteúdo global de 0,90.
Resultados O estudo apontou uma usabilidade de 95,27 para o aplicativo móvel alcançando o nível máximo de avaliação (Nível 80). Atingiram-se as notas individuais do SURE entre 81 e o máximo de 112 pontos. O IVC global da tecnologia educativa foi de 0,90 corroborando para a validação quanto ao seu conteúdo, adequabilidade e aparência junto aos especialistas. Verificou-se nessa dimensão que nenhum dos itens foi julgado como inadequado. Portanto, conferiu-se um IVC geral de 1,0 e uma precisão mensurada pelo coeficiente alpha de Cronbach de 0,84, isto é, apresentou alta consistência interna para respostas dos especialistas (0,75 < α ≤ 0,90).
Conclusões/Considerações O EducPé comprovou ser prático, de fácil entendimento e ter alto nível de satisfação entre os especialistas, com relevância para ser utilizado pelo público-alvo. Trata-se de uma tecnologia educativa, com potencial para a disseminação das práticas de autocuidado com os pés de pessoas com diabetes e cuidad
ores. É uma ferramenta de baixo custo, boa interatividade e fácil utilização que foi validada junto a um grupo multidisciplinar da saúde.
|