Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41352 - FORTALECIMENTO DA SAÚDE COLETIVA E DO SUS NA ÓTICA DE EGRESSOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
JOÃO AGOSTINHO NETO - UFC, DAIANA DE JESUS MOREIRA - UFC, FRANCISCO CARDOSO DOS SANTOS NETO - UFC, ELINE MARA TAVARES MACEDO - UFC, LINA ALEJANDRA NIETO MANZANO - UFC, JOSÉ OSIVAN MENDONÇA JUNIOR - UFC, SILVIA MARIA NEGREIROS BONFIM SILVA - UFC, MARIA DO SOCORRO SOUZA - UFC


Apresentação/Introdução
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará tem como objetivo central contribuir, de forma crítico-reflexiva, com o processo de fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Sistema Único de Saúde (SUS), particularmente no âmbito do Estado do Ceará e na região Nordeste do Brasil, com crescente papel nacional e internacional.

Objetivos
Este trabalho objetiva analisar a percepção de egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu a partir do objetivo central do programa que contempla o fortalecimento da Saúde Coletiva e do SUS

Metodologia
Escolhemos como metodologia, a pesquisa qualitativa em saúde, tomando como foco a experiência humana. Os sujeitos participantes foram egressos do programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC, fornecidos a partir do banco de cadastro de egressos do PPGSP/UFC. A produção das evidências foi realizada a partir de entrevistas. O processo de análise ocorreu a partir da transcrição das entrevistas e leitura exaustiva do material, a fim de identificarmos sentidos e significados emersos.

Resultados
De acordo com os sentidos e reflexões trazidos pelos egressos, o PPGSP/UFC tem sido um importante espaço de articulação entre múltiplas esferas da gestão, do cuidado, da pesquisa, da extensão universitária e da formação em saúde, revestindo análises importantes para a saúde pública cearense e de um modo geral para o SUS. Analisar e refletir sobre a formação de profissionais que trabalham no SUS, em nível de pós-graduação, configura-se em uma busca de religar saberes e fazeres entre duas políticas públicas (o SUS e a Educação/pós-graduação) que, desde o movimento da reforma sanitária são tidas como pedras angulares para um desenvolvimento social mais justo e equânime.

Conclusões/Considerações
Diante disso, consideramos que o programa cumpre seu objetivo ao propiciar aos alunos que os conhecimentos oriundos de seus estudos e pesquisas sejam transformados e aplicados na sociedade e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde, de modo a termos uma ciência com inclusão e participação comunitária no contexto acadêmico e comprometida com a transformação da realidade social.