SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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41194 - FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE COVID-19 E DE RETROCESSOS POLÍTICOS: MODIFICAÇÕES NAS AÇÕES EDUCACIONAIS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MG ANA REGINA MACHADO - ESP MG, ALESSANDRA RIOS DE FARIA - ESP MG, THUANNE BÁRBARA CAMPOS RODRIGUES - ESP MG
Período de Realização As ações educacionais foram planejadas e realizadas entre março de 2020 e dezembro de 2021.
Objeto da experiência Ações educacionais em saúde mental realizadas pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP MG) em contexto de pandemia e retrocessos políticos.
Objetivos Apresentar a oferta diversificada de ações formativas em saúde mental, realizadas pela ESP MG, que buscaram contribuir para a sustentação do cuidado nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) em Minas Gerais, em contexto de pandemia e de retrocessos nas políticas de saúde mental.
Metodologia As ações foram ofertadas de modo remoto e utilizaram diferentes metodologias coerentes com a educação permanente em saúde, concepção político-pedagógica adotada pela ESP MG, que considera os embaraços surgidos no cotidiano do trabalho nos serviços e redes e reconhece a importância do diálogo entre diferentes saberes e sujeitos nos processos formativos. Entre as ações ofertadas, destacamos: ciclos de webinário, oficinas, cursos de curta duração, podcasts e um curso de especialização.
Resultados Foram ofertados 9 webinários sobre atenção psicossocial, supervisão clínico-institucional e leitos de saúde mental em hospitais gerais; 4 podcasts sobre saúde mental e pandemia, 4 oficinas sobre o cuidado em saúde mental, 2 cursos de curta duração sobre saúde mental na atenção básica e sobre suicídio na juventude e 1 Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os webinários e podcasts tiveram cerca de 16.000 acessos. As outras ações contaram com mais de 800 participantes.
Análise Crítica A oferta de diferentes ações educacionais possibilitou diálogos, reflexões e compartilhamentos de experiências e saberes sobre o trabalho em saúde mental, além do acolhimento das angústias e das dificuldades vivenciadas pelos trabalhadores. As ações remotas realizadas, ainda que tenham apresentado desafios para assegurar a interação entre os participantes, mostraram-se relevantes e alcançaram, em quantidade expressiva, trabalhadores de diferentes regiões do estado de Minas Gerais.
Conclusões e/ou Recomendações A impossibilidade de manter ações educacionais presenciais exigiu que a ESP-MG produzisse inovações em suas ofertas durante a pandemia. Ações remotas passaram a ser realizadas contemplando diferentes temas, formatos e públicos e demonstraram a importância da formação para o fortalecimento dos trabalhadores da RAPS em contextos especialmente marcados por desafios associados à COVID-19 e aos retrocessos nas políticas de saúde mental.
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