Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41174 - PROMOÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO SESC SAÚDE MULHER NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DE MACABU – RJ
THAÍS CASTRO MADEIRA - SESC RJ, ANDREIA BIZZO CARVALHO - SESC RJ, DENISE ANJOS DE OLIVEIRA - SESC RJ


Período de Realização
Foi realizado de janeiro a abril de 2022, no município de Conceição de Macabu – Rio de Janeiro.

Objeto da experiência
Levar as ações realizadas pela equipe do Sesc Saúde Mulher ao município supracitado, parceria dada através de pactuação entre o Sesc e a Prefeitura.

Objetivos
O presente trabalho objetiva relatar dados e a experiência do Projeto Sesc Saúde Mulher na sua atuação em Conceição de Macabu com a população local. Tal atividade concentrou ações conjuntas de: exames de mamografia, exame de Papanicolau e Educação em Saúde, com foco na saúde sexual e reprodutiva.

Metodologia
Relato de experiência construído a partir da prática vivenciada pela equipe Saúde Mulher, em que os resultados se deram através de um questionário respondido no ato do agendamento a fim de identificar, planejar e executar ações em saúde contextualizadas com o nível local.
Partimos de uma investigação quantitativa, que permite avaliar os dados apresentados através dos questionários. E o método qualitativo, ao qual procura relacionar criticamente a análise dos dados com a investigação inicial.


Resultados
Total de atendimentos realizados em Educação em Saúde: 883; exames de mamografia: 1029; Papanicolau: 412.
Durante o levantamento dos dados, observou-se que das mulheres que realizaram a mamografia, 43,15% declararam ter Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS, superando o percentual de 33,82% que disseram não ter HAS e 23,03% que não responderam ou não souberam.
Foram avaliadas também, a cor, idade, profissão, local de moradia entre outros, com intuito de traçar o perfil das mulheres atendidas.


Análise Crítica
A partir dos dados obtidos através dos questionários, atendimentos e exames realizados, mostrou-se a importância do Projeto Sesc Saúde Mulher na promoção da saúde da população local e na construção de dados que direcionem o município na implementação de práticas efetivas voltadas para a prevenção e mudança de hábitos, proporcionando melhorias na qualidade de vida das mulheres.

Conclusões e/ou Recomendações
As ações realizadas foram cruciais contribuições na prevenção e na promoção da saúde, permitindo formular práticas, encaminhamentos e formar agentes multiplicadores do saber.
Cabe destacar o alto índice de mulheres hipertensas, em que a continuação do estudo prevê uma breve avaliação da efetividade das ações desenvolvidas verificando o perfil e os hábitos em saúde, com intuito de ampliar o acesso aos serviços públicos de saúde da região.