SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
41134 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓTICA DA ECOLOGIA DE SABERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NÉLIA CRISTIANE ALMEIDA CALDEIRA - UNB, EMÍLIA CARVALHO LEITÃO BIATO - UNB
Apresentação/Introdução As discussões sobre educação em saúde têm sido uma inquietação de profissionais de saúde, passeando por posturas coercitivas até propostas pautadas no diálogo horizontalizado entre profissionais e população. Educação em saúde significa ir além do que está cientificamente posto e trazer para este campo a troca de saberes, a qual sob a perspectiva das Epistemologias do Sul visa a integralidade.
Objetivos Ampliar a discussão da educação em saúde sob a ótica da ecologia de saberes.
Metodologia Revisão integrativa da literatura. As buscas foram feitas a partir da BVS e suas bases de dados MEDLINE, LiLACS e SCIELO, base de dados Proquest e CAPES. Foram utilizados os DeCS: “Educação em Saúde”, “Health Education”, “Saúde” e “Health” e os não controlados “Ecologia de saberes” e “knowledge ecology”, por meio da equação booleana “Educação em Saúde” OR “Health Education” AND “Ecologia de saberes” OR “Knowledge Ecology” AND “Saúde” OR “Health”. Os limites de busca foram estudos publicados originalmente na íntegra em português, inglês e espanhol, entre janeiro de 2016 e outubro de 2021. Retornaram 275 estudos, destes 16 foram selecionados para compor o corpus desta revisão.
Resultados E1 e E2 apontam para uma ecologia de cuidados a ser produzida no campo da saúde coletiva e no processo ensino-aprendizagem. E8 e E9 trabalharam com Práticas Integrativas e Complementares. E12 e E15 discutiram a mudança do discurso biomédico. E3 citou a “justiça cognitiva” e as barreiras para uma “ecologia de saberes” em saúde. E4, E6, E11 e E14 abrangeram momentos de ensino-aprendizagem. E5 e E10 usaram a tecnologia como estratégia metodológica educativa. E13 identificou metodologias utilizadas na educação em saúde envolvendo doenças crônicas. E16 trouxe a prática da enfermagem na saúde do escolar. E7 consistiu em um estudo de desenvolvimento metodológico, com uma proposta diferenciada.
Conclusões/Considerações Os estudos apontaram que o modelo biomédico ainda está presente nas ações de educação em saúde, porém já são percebidos movimentos que permitem afirmar que é sim possível educar em saúde sob a ótica da ecologia de saberes. Trata-se de um processo, e portanto, requer amadurecimento e tempo.
|