Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41123 - O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DÉBORA CRISTINA COUTO OLIVEIRA COSTA - UECE; UESPI, FRANCILENE BATISTA MADEIRA - UESPI, PATRÍCIA UCHÔA LEITÃO CABRAL - UESPI, LAÉCIO DE LIMA ARAUJO - UESPI, CLÁUDIA PATRÍCIA DA SILVA RIBEIRO MENEZES - UECE, ILVANA LIMA VERDE GOMES - UECE


Período de Realização
A experiência ocorreu no período de 2018 a 2020

Objeto da experiência
Ação da disciplina Educação Física na Saúde Coletiva com estudantes do curso de bacharelado em educação física em uma instituição de ensino privada.

Objetivos
O objetivo desse relato é socializar uma experiência de construção da tecnologia educativa fanzine, para abordagem da temática sobre atividade física e saúde para população.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de uma tecnologia educativa no curso de Bacharelado em Educação Física, na disciplina Educação física e saúde coletiva. Foi proposto aos estudantes uma atividade que envolveu a construção de fanzines com a temática da atividade física e saúde. Formou-se grupos para construções coletivas, seguindo as orientações científicas. A meta da atividade foi distribuir fanzines nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros onde residem os alunos.

Resultados
Foram construídos fanzines em quatro turmas (cerca de 160 alunos ao todo), divididos em duplas ou trios. Cada grupo expressou-se utilizando diferentes técnicas para escrita e ilustração. Os textos foram escritos em orações simples e curtas e com linguagem acessível a pessoas com nível de escolaridade compatível com o ensino fundamental, as imagens foram escolhidas diante de seleção por pares, todo o material foi revisado pela professora da disciplina antes da reprodução e distribuição.

Análise Crítica
A construção de uma tecnologia educativa de baixo custo, com linguagem clara, acessível e ilustrada fortalece o processo de ensino aprendizagem e promove vivencias durante o processo de formação que aproximam os universitários de um futuro campo de trabalho. O exercício de construção textual foi importante para despertar nos acadêmicos a importância de transformar a linguagem científica em linguagem acessível e compreensível à população na perspectiva de educação em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Enquanto tecnologia educativa, a construção de um fanzine na abordagem da temática sobre atividade física e saúde para população, mostrou-se como uma alternativa lúdica de construção de conhecimentos e de fácil aceitação. Apresenta a possibilidade de entregar conteúdos complexos de forma lúdica e simples, garantindo uma leitura rápida e fácil e auxilia no processo de educação em saúde da população, em relação à atividades físicas.