SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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41034 - TEMAS ESSENCIAIS PARA A ATUALIZAÇÃO DE MATERIAIS TÉCNICOS DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA APS SILVIA EUGÊNIA OLIVEIRA VALENÇA - UFS, CLARA CECÍLIA RIBEIRO DE SÁ - UFS, BEATRIZ GOUVEIA MOURA - UFS, RAÍSA CONCEIÇÃO FERREIRA - UFS, JUCELIR DOS SANTOS - UFS, ANA MARIA SPANIOL - CGAN/MS, JÉSSICA PEDROSO DA SILVA - CGAN/MS, RAFAELLA DA COSTA SANTIN DE ANDRADE - CGAN/MS, GISELE ANE BORTOLINI - CGAN/MS, ANDHRESSA FAGUNDES - UFS
Apresentação/Introdução A realização da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), ação recomendada pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que integra a Vigilância em Saúde, ainda é incipiente, refletida pela baixa cobertura dos dados registrados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. É fundamental investir na formação dos profissionais que trabalham com a VAN para fortalecer essa ação no Brasil.
Objetivos Reunir percepções de profissionais da atenção primária à saúde (APS) sobre os conteúdos que consideram essenciais para sua atuação em VAN e que devem constar em materiais técnicos e instrutivos sobre a temática.
Metodologia Estudo transversal, de caráter exploratório, realizado com 632 profissionais da APS, selecionados por amostragem de conveniência. A coleta de dados aconteceu entre junho e agosto de 2021, por meio de questionário on-line, disponível na plataforma Google Forms. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (Parecer nº 4.786.176) e todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. As variáveis de natureza quantitativa foram analisadas no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0 e as qualitativas foram categorizadas em eixos temáticos, utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin.
Resultados Os dez temas mais citados foram: antropometria e diagnóstico nutricional (19,4%); como orientar para uma alimentação adequada a partir do diagnóstico (15,4%); utilização do sistema para registro e/ou análise dos dados (10,0%); atenção ao público materno-infantil (9,7%); promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) (9,0%); etapas de organização da VAN (8,4%); VAN no manejo do sobrepeso e obesidade (6,4%); sensibilização quanto à importância da VAN (6,0%); VAN e Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para crianças e adolescentes (4,3%); e VAN no manejo das Doenças Crônicas Não-transmissíveis (DCNT) (4,3%). Os temas citados em menor expressão foram agrupados na categoria Outros (7,1%).
Conclusões/Considerações A partir dos resultados apresentados, considera-se relevante a construção de materiais técnicos que abordem todas as etapas do ciclo gestão e produção do cuidado da VAN: a coleta de dados, análise dos resultados e decisão para a ação, incluindo o uso do sistema informatizado. O conhecimento em VAN também deve estar articulado com outras temáticas que se associam à Alimentação Adequada e Saudável, como a SAN e a atenção a públicos específicos.
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