Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

41022 - EXPERIÊNCIA DE UM FÓRUM DE DIÁLOGO PARA VALORIZAÇÃO DO SUS: O
ANDRESSA TEOLI NUNCIARONI - UNIRIO, ANDRESSA BRUNO NORUEGA - UNIRIO, VANESSA DE ALMEIDA FERREIRA CORRÊA - UNIRIO


Período de Realização
Realizado ao longo dos períodos acadêmicos: 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, nos anos 2020 e 2021.

Objeto da experiência
Fóruns de discussão assíncronos, intitulados “Momento de Valor”, desenvolvidos por alunos da disciplina de Política de Saúde e Enfermagem II.

Objetivos
Relatar a experiência do “Momento de Valor” como fórum de diálogo remoto para a valorização do SUS e das Políticas Públicas e suas repercussões na formação do enfermeiro.

Metodologia
Estudo descritivo, baseado no relato de experiência do “Momento de Valor”, espaço de diálogo online e assíncrono, adotado como uma das ferramentas de ensino e aprendizagem na Disciplina de Política de Saúde e Enfermagem II. O fórum iniciava-se com uma notícia/texto/publicação de valorização do SUS e das Políticas de Saúde e uma pergunta disparadora, moderado pela monitora e docentes. O tema era definido pelos alunos da disciplina a partir do interesse, atualidade e conteúdos discutidos em aula.

Resultados
Foram realizados 5 “Momento de Valor” em cada oferta da disciplina. A vivência oportunizou a exposição de variados pontos de vista convergentes à mesma temática, enriquecendo o debate e promovendo um amplo fluxo de ideias capaz de transportar os participantes para a realidade de quem escreve, esboçando a saúde coletiva como constitutiva, concebida pela troca de saberes da população e dos profissionais de saúde, valorizando os aspectos positivos, os meios de fortalecer o SUS e o direito à saúde.

Análise Crítica
O ensino remoto incitou a adequação emergente com metodologias inovadoras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Adotar como metodologia e avaliação da disciplina a participação nos fóruns foi um recurso que facilitou a articulação dos conteúdos e a visualização, na prática cotidiana, da implementação das Políticas de Saúde. A discussão contribuiu para ampliar a compreensão da saúde em diversos contextos e formas de combater as iniquidades através dos meios assegurados pelo SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
O uso de alternativas para as demandas da formação profissional propiciou experiências relevantes. A composição de perspectivas heterogêneas, projetada pelo “Momento de Valor", exercitou a análise crítica da estrutura sociopolítica atual, destacando os direitos, deveres e atribuições dos indivíduos no âmbito do SUS e o direito à saúde. Ainda, mapeou os pontos de fragilidade e as intervenções necessárias que competem ao exercício da profissão.