SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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40893 - RESIDÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA NO ALTO SERTÃO PARAIBANO: POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO NO SUS E PARA O SUS ELIZANDRA PEREIRA PINHEIRO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP - SES PB), BRUNA FERNANDA FERREIRA FERNANDES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP - SES PB), FLÁVIA IUÇARA LOURENÇO DE OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP - SES PB), NÚBIA MARIA FIGUEIREDO DANTAS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP - SES PB), ADRIANA FERNANDES DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP - SES PB)
Período de Realização Experiência iniciada desde o período de março de 2022 que se segue até o presente momento.
Objeto da experiência Formação sanitarista oportunizada no Programa de Residência em Saúde Coletiva, no Alto Sertão Paraibano.
Objetivos Relatar vivência na perspectiva de formação no Sistema Único de Saúde (SUS) em um programa de residência em Saúde Coletiva, com ênfase em gestão em saúde.
Metodologia Trata-se de um relato da vivência no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP PB), situado em Sousa, correspondendo ao Alto Sertão. Locais de vivência: municípios, equipamentos e pontos das redes de atenção à saúde (RAS) do estado, na circunscrição da 10ª e 13ª gerência regional de saúde. Processos experienciados: Introdução ao programa, Imersão prática na gerência, Vivências operacionais, Espaços de gestão, Ações em saúde.
Resultados A integração entre coordenação, instituição de suporte pedagógico e residentes deu-se através da imersão no território. As vivências incluíram planejamento em saúde e educação permanente a partir de: rodízios nos setores da gerência; organização de insumos, apoio nos instrumentos de gestão e Sistemas de Informação; Visitas técnicas e conhecimento dos indicadores de saúde; Práticas junto às Vigilâncias, Conferências de Saúde, Saúde na Escola e Participação nos espaços de gestão (CT, CIR, CIB).
Análise Crítica Diversos são os atravessamentos do processo formativo das residências em saúde, sendo a teoria em sinergia com a prática um dos mais presentes. Evidencia-se a inovação para formação de sanitaristas em região distante de capitais, com vulnerabilidades inerentes do sertão, oportunizando uma visão ampliada da gestão e regionalização no SUS frente à dinamicidade das RAS, além da potencialidade de integrar equipe multiprofissional e da imparcialidade do vínculo residente frente à questões políticas.
Conclusões e/ou Recomendações Sendo o contexto de gestão um dos aspectos de fragilidade para consolidação do SUS, faz-se oportuna a formação de profissionais sanitaristas em resposta às necessidades de saúde da população, atendendo demandas formativas de trabalhadores e gestores, qualificando o cuidado. A perspectiva ensino-serviço na formação no e para o SUS como pilar da condução dos processos consolida a residência em gestão como proposta ousada no alto sertão paraibano.
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