SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
40754 - GRUPO DE TRABALHO DE SAÚDE BASEADO EM EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NYCKOLE SILVA BASTOS - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ALINE PEREIRA VIANA DE LIMA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, CAROLINA PASSOS SODRÉ - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, DANIELA FREITAS DA SILVA AZEVEDO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ISABEL FÁTIMA DE ANDRADE FERREIRA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, NATÁLIA BRASIL SOARES RODRIGUES - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, THAIANY BENTO RIBEIRO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Período de Realização O grupo que iniciou suas atividades em agosto de 2020.
Objeto da experiência O objeto da experiência é o Grupo de Trabalho Saúde Baseada em Evidência (GT SBE) de um Programa de Residência do Município do Rio de Janeiro.
Objetivos O relato objetiva discutir o processo de construção do Grupo de Trabalho, durante a pandemia da covid-19.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência sobre a construção do GT de Saúde Baseada em Evidência e das atividades desenvolvidas pelo grupo durante o período da pandemia da covid-19.
Resultados Houve a construção de um cronograma de atividades envolvendo metas e estratégias a serem alcançadas, apresentação de seminário sobre SBE abordando formas de busca em bases de dados, uso das ferramentas e aplicação dos resultados de pesquisas na prática. Foram realizados encontros virtuais com outros GTs para apoio e atualização dos protocolos de enfermagem do município. Além disso, o grupo se apropriou dessas ferramentas de busca de evidências como DynaMed, BMJ e outras.
Análise Crítica Os grupos têm como finalidade fomentar a produção científica inovadora em diversas temáticas relacionadas à prática. Esses grupos são divididos em temáticas relacionadas ao contexto da APS, como a prática baseada em evidência, tema do grupo composto pelas autoras. Trata-se de uma abordagem embasada na experiência clínica do profissional, nas melhores evidências disponíveis e nas preferências do usuário e tem como objetivo otimizar os benefícios e reduzir os danos nas tomadas de decisões diárias.
Conclusões e/ou Recomendações A construção de produtos e abordagem da SBE no contexto da pandemia foi um desafio. O cenário político e sanitário, envolveu um grande número de divulgação de fake news, resultando na dificuldade do avanço nas pesquisas científicas. Dessa forma, os grupos de trabalho se mostram essenciais para o estímulo à produção científica e atualização dos saberes da enfermagem na Atenção Primária.
|