Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40720 - MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA EM ENSINO REMOTO
ERICA THAISA ALCANTARA LIMA - UFAL, CLÁUDIA MARIA FREIRE ORESTES - UFAL, DIVANISE SURUAGY CORREIA - UFAL, MARIA DAS GRAÇAS MONTE MELLO TAVEIRA - UFAL


Período de Realização
1° ao 3° semestre da turma multiprofissional ocorridos em agosto de 2020 a dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Ensino remoto na turma multiprofissional do Mestrado Profissional em Saúde da Família 3ª edição PROFSAÚDE/UFAL na pandemia da COVID-19.

Objetivos
Relatar a experiência da utilização do ensino remoto para realização das atividades acadêmicas da turma multiprofissional do Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAÚDE/UFAL com a finalidade de mitigar os efeitos relacionados ao contexto pandêmico.

Metodologia
Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência. Os encontros físicos-presenciais da terceira turma PROFSAÚDE/UFAL foram substituídos por tele-encontros síncronos. Estes ocorreram em plataformas digitais no turno noturno. Houve ainda formação de grupos de colaboração mútua em aplicativo de conversação com os docentes, coordenação, discentes e secretaria e outro entre os discentes. Transcorreram também as atividades à distância no AVA, como previstas na organização curricular.

Resultados
Os tele-encontros possibilitaram a continuidade do processo ensino-aprendizado, mantendo o objetivo de compartilhamento de conhecimento e experiências entre os mestrandos e regentes. Ademais proporcionou interação interdisciplinar, visto que os docentes de diferentes disciplinas também acessavam as salas virtuais síncronas. As atividades assíncronas ocorreram como previsto, permitindo a troca de saberes por meio das diferentes ferramentas disponíveis no AVA.

Análise Crítica
Os tele-encontros oportunizaram a realização das atividades sem prejuízos a aprendizagem, atendendo aos objetivos do curso. Entretanto os docentes e discentes enfrentaram problemas relacionados à conectividade, aquisição de equipamentos, horários e dificuldade de liberação discente. O adoecimento físico e mental relativo à COVID-19 também influenciou no desenvolvimento das atividades, onde os tele-encontros e grupos de conversação foram primordiais para um trabalho coletivo colaborativo.

Conclusões e/ou Recomendações
Por conta do contexto pandêmico foi imperioso a readequação dos encontros presenciais como alternativa para atenuar os impactos para as atividades acadêmicas. Não houve prejuízos à aprendizagem como centro do processo, sendo para tanto necessário pactuação e comprometimento de todos os envolvidos. As dificuldades encontradas foram trabalhadas nas novas estratégias desenvolvidas, em uma construção dialógica contínua.