Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40417 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: ARTE GESTACIONAL REALIZADA POR DISCENTES DE ENFERMAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR NA REDE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
LUIZIANE DE OLIVEIRA GERALDO DA SILVA CORREIA - UNESA, HELAINE MARIA DA SILVA OLIVEIRA - UNESA, DANIELA VOGEL DE SOUZA - UNESA, RICHARDSON LEMOS DE OLIVEIRA - UNESA, MATHEUS AUGUSTO DA SILVA BELIDIO LOUZADA - UNESA, ALEXANDRO ALVES RIBEIRO - UNESA, ANDERSON COSTA BOTELHO - UNESA, PRISCILLA DUARTE SOARES CORREA - UNESA, LIDIANE DIAS REIS - UFRJ


Período de Realização
As atividades realizadas durante o período de março a maio de 2022.

Objeto da experiência
A arte gestacional em grupo com educação em saúde realizada pelos discentes do nono período do estágio Curricular de Enfermagem na Universidade Estácio de Sá.

Objetivos
capacitar os discentes de enfermagem da Universidade Estácio de Sá com a técnica de arte gestacional e os objeticos específivos foram em realizar a arte gestacional nas mulheres numa clínica da família no município do Rio de Janeiro ; analisar a percepção das gestantes e dos discentes durante a interação.

Metodologia
A metodologia empregada foi realizada em dois momentos: no primeiro momento foi feito um Workshop de arte gestacional, onde os acadêmicos foram sensibilizados com a técnica de pintura na barriga da gestante, incentivando a humanização do cuidado e a construção de vínculo. e assim no segundo momento foram realizados grupos de gestantes com a realização da arte gestacional pelos alunos e com ação educação em saúde com temas importantes na gestação, afim de prevenir possíveis complicações.

Resultados
A arte foi realizada em dezenove gestantes e uma puérpera e abordou temas como alimentação, infecção unitária e amamentação de uma unidade de atenção primária a saúde e em todos os encontros foram realizadas as orientações, seguida de um momento de esclarecimento de dúvidas com tema livre e finalizado com a arte gestacional, realizado por cerca de dez alunos sempre acompanhados por um docente. Esses momentos de interação permitiram que as gestante pudessem expressar suas expectativas sobre a maternidade.

Análise Crítica
Os grupos são fundamentais para criar vínculo com a gestante durante o pré-natal no qual o binômio mãe-bebê faz o fortalecimento e a oportunização das informações, contudo amulheres apresentaram sentimentos de alegria e satisfação, conseguiram de forma subjetiva iniciar um vínculo com o feto que é imaginário através da visualização na pintura. Para os alunos a atividade trouxe um sentimento de conquista, pois conseguiram por em prática as técnicas ensinadas e replicar as informações aprendidas.

Conclusões e/ou Recomendações
E m suma, foi realizado uma atividade artística, com potencial humanizador e holístico, que se contrapõe ao modelo tecnocrático do cuidado à saúde materna, que representa uma possibilidade de terapêutica para o atendimento no pré-natal. Oportunizando para os alunos e para as gestantes momentos de aprendizado com descontração vinculados a sentimentos positivos. Com isso foi feita a promoção de saúde das gestantes e a prevenção de possíveis doenças.