SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
40359 - CONTRIBUIÇÕES DE MÉDICOS VETERINÁRIOS RESIDENTES QUALIFICANDO FORMAÇÃO DA CATEGORIA EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA LÍGIA DE CARVALHO MARTINS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ANTONIEL DE OLIVEIRA ALVES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, LORENA MAYANA BESERRA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIA JAMISSE DE ARAÚJO OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, JOSÉ EDMILSON SILVA GOMES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, NARA IURY OLIVEIRA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ALCILÉA LEITE DE CARVALHO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, VALESCA DE SOUSA BRITO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, GABRIELA MACEDO RODRIGUES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, MÔNICA DE SOUSA BELÉM - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
Período de Realização Abril de 2021 a Maio de 2022 em Fortaleza - CE
Objeto da experiência Discutir a proposta de formação de médicos-veterinários no programa de Saúde da Família da ESP-CE para aprimorar a capacitação profissional.
Objetivos Relatar as contribuições de residentes de veterinária vinculados ao Programa Multiprofissional de Saúde da Família da Escola de Saúde Pública do Ceará na implantação de mudanças no percurso formativo do núcleo profissional.
Metodologia No Ceará 05 instituições ofertam residência para veterinária, entre as quais a ESP-CE, com 09 vagas no programa de Saúde da Família. A territorialização evidenciou insuficiente apropriação por residentes e preceptores das competências do veterinário para atuar em equipe multiprofissional, considerando a saúde na perspectiva da interação homem-animal-ambiente. Residentes realizaram reuniões e elencaram desafios formativos posteriormente enviados para tutoria do programa para discussão.
Resultados Realização de reuniões entre residentes, aprimoramento das rodas de núcleo enquanto estratégia educacional, solicitação de inclusão de novos campos de prática como, por exemplo, o CIATOX e unidade hospitalar de doenças infecciosas, além da troca de experiências com outras instituições formadoras. Por conseguinte, o estabelecimento de eixos de formação, tais como: ações de educação, promoção e prevenção de saúde, apoio matricial à equipe de saúde da família.
Análise Crítica O Projeto Político Pedagógico da instituição formadora é sustentado pela concepção de que estudante e professor trocam experiências, isso possibilitou a escuta qualificada dos residentes. O acolhimento pela tutoria fomentou a realização de oficinas para revisitar o perfil do egresso. No Ceará, dos 68 NASF cadastrados no CNES, apenas um conta com veterinário compondo a equipe da Estratégia Saúde da Família, enfatizando que a residência forma e integra ao serviço essa importante categoria no SUS.
Conclusões e/ou Recomendações É relevante fortalecer processos educacionais favorecedores da inclusão do veterinário no NASF, fato assegurado por legislação do SUS mas com pequena efetividade na realidade de gestão da saúde do nosso Estado. A implicação do aprendiz nos processos de mudança curricular deve ser estimulada. Recomenda-se posterior desenvolvimento de instrumentos de avaliação do ambiente educacional voltado para o núcleo profissional.
|