SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
40332 - FORMAÇÃO DE FACILITADORES PEDAGÓGICOS EM COMPETÊNCIAS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA LAIANNY KRÍZIA MAIA PEREIRA - LAIS/UFRN, EVA EMANUELA LOPES CAVALCANTE FEITOSA - LAIS/UFRN, ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS - LAIS/UFRN, RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - LAIS/UFRN, JOSÉ ADAILTON DA SILVA - LAIS/UFRN, TATYANA SOUZA ROSENDO - LAIS/UFRN
Período de Realização O Curso de Formação de Facilitador Pedagógico para atuação no PEPSUS ocorreu de 26/04 a 03/05/2022.
Objeto da experiência A formação de Facilitadores Pedagógicos para atuação na Especialização em Saúde da Família - PEPSUS.
Objetivos Relatar a experiência da formação de facilitadores em competências de Educação à distância (EaD) para atuação no âmbito da Especialização em Saúde da Família - PEPSUS.
Metodologia Estudo do tipo relato de experiência, de caráter descritivo, acerca da formação de facilitadores para a proposta pedagógica do PEPSUS, a qual compreendeu a segunda fase da seleção para Facilitador Pedagógico. Participaram quarenta selecionados com maior pontuação na fase I – Análise Curricular. Para este estudo foram consultados os documentos oficiais do PEPSUS, o material do curso de formação e a vivência da equipe de coordenadores.
Resultados O curso teve duração de 30 horas, na modalidade a distância, distribuído em 02h síncronas, via Google Meet e em 28h assíncronas, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Os conteúdos foram divididos em 4 unidades, utilizando metodologias ativas e diversos recursos tecnológicos e educacionais. Como avaliação, utilizou-se atividade autoinstrucional e análise de situações problemas. Os candidatos foram classificados de acordo com sua avaliação de desempenho.
Análise Crítica Observou-se que o curso de formação requereu do aluno/candidato atitude proativa, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais e na realização das tarefas propostas. A aprendizagem perpassou pelo desenvolvimento das capacidades de interpretação, de síntese e de contextualização, além de identificação das habilidades e competências focadas nas atribuições do facilitador pedagógico do PEPSUS.
Conclusões e/ou Recomendações Os resultados alcançados ao longo do curso foram satisfatórios. Percebeu-se como relevante a proposta de somar a teoria à prática em um curso de formação para facilitação pedagógica, com base na oferta diversificada de atividades, tais como: fórum, questionários autoinstrucionais e situações problemas. Os candidatos mostraram-se participativos e dispostos a aprimorar as competências e habilidades para o exercício da atividade de facilitação pedagógica.
|