Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40306 - A MANDALA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO: EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO RESIDENTE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DANIELLY COSTA SÁBIO - UEPA, CAMILA BORGES DA SILVA - UEPA, MARCELA FERNANDA DOS SANTOS ROCHA - UEPA, PAULO VICTOR OLIVEIRA PAIVA - UEPA, JULLYANA TAVARES DUARTE - UEPA, ANA RAFAELA COSTA CHENE - UEPA, GABRIEL MÁCOLA DE ALMEIDA - UEPA, DANIEL CAVALLERO COLARES UCHÔA - UFPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA


Período de Realização
A execução da atividade metodológica foi realizada no período de março a junho de 2022.

Objeto da experiência
Desenvolvimento de mandala direcionada a discentes de graduação no ensino da Educação Popular em Saúde.

Objetivos
Relatar a experiência de residente do Programa Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família na construção de uma mandala como ferramenta de metodologia alternativa, visando a análise da relação das vivências individuais e coletivas na EPS dos alunos de graduação do curso de Odontologia da UFPA.

Metodologia
A atividade foi realizada em sala de aula durante o semestre letivo. Foi dado um título de direcionamento pela professora da disciplina de Saúde Coletiva com o tema “Eu, nós, a saúde bucal e o SUS”. Os alunos desenvolveram a mandala em tecido com o uso de tintas e canetinhas, os quais escolheram relatar, de fora para dentro, primeiramente as suas visões e identificações individuais e suas relações coletivas no que tange o percurso às suas perspectivas sobre a saúde bucal e o SUS.

Resultados
Os discentes realizaram debates acerca da forma de elaboração e das suas reflexões durante a confecção da mandala, bem como, puseram em prática suas autonomias. Foi notória a interação nas trocas de experiencias e suas constantes reinvenções de conceitos a partir do ponto de vista do outro. Indubitavelmente, sob o ponto de vista da residente, a ferramenta aplicada se mostrou, ao longo do processo, efetiva na composição de uma base de formação transformadora na educação popular em saúde.

Análise Crítica
A utilização de ferramentas alternativas, como a mandala, como meio de ensino e aprendizagem em EPS vem sendo aplicada com mais frequência atualmente, mostrando-se efetiva na consolidação sinérgica da criatividade, autonomia e reflexão crítica como instrumento de libertação dos saberes. Esta metodologia, sistematizada por Paulo Freire, vai contra o ensino vertical perpetuado na educação universitária, sendo, portanto, plural, com a participação coletiva no fomento do processo pedagógico.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se, portanto, que a elaboração da mandala como ferramenta de ensino, aplicada aos discentes de Odontologia da UFPA sob o olhar da residente foi enriquecedora. Em suma, é preciso pensar o processo pedagógico e sua aplicabilidade coletiva, utilizando-se de ferramentas de ensino para a formação emancipadora de Educação em Saúde.