SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
40292 - SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE COVID-19: EXPERIÊNCIA DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA RAPS. TATIANA DE VASCONCELLOS ANÉAS - SPDM/PAIS
Período de Realização Ano de 2021 e 2022
Objeto da experiência Ação educativa com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para refletir sobre o impacto da COVID-19 na saúde mental da população.
Objetivos Descrever a experiência de uma ação educativa com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para refletir sobre o impacto da COVID-19 na saúde mental da população e dar subsídio para a construção de ações estratégicas de cuidado.
Metodologia Relato de experiência de construção de uma ação educativa a distância assíncrona para profissionais de nível superior da RAPS no contexto da COVID e análise das respostas do google formulário que teve uma dupla função na ação: ser um instrumento de reflexão e avaliação do profissional em relação ao material do curso acessado e ser um instrumento de levantamento de necessidades para outras ações educativas sobre o tema.
Resultados O uso da Educação à distância foi um importante instrumento de formação para os profissionais do SUS no contexto da COVID-19. Existem ainda muitos obstáculos em relação ao acesso a dispositivos tecnológicos pelos serviços de saúde e a gestão do tempo do trabalhador para que possa ter em sua agenda um momento reservado e organizado para poder dedicar-se aos conteúdos ofertados. Os trabalhadores avaliaram o curso com importante para a sua prática cotidiana e próximo da realidade vivida.
Análise Crítica Os profissionais puderam com o curso compartilhar a análise que têm feito das demandas de saúde mental que estão chegando nos serviços de saúde e de como podem organizar estratégias em rede para organizar o cuidado. Foi possível ficar claro através do debate virtual coletivo que existem eixos prioritários de trabalho: a construção de projetos intersetoriais, a construção de ações coletivas de saúde mental na Atenção Básica e o Apoio Matricial.
Conclusões e/ou Recomendações A ação educativa propiciou além da oferta de um material de reflexão e orientação aos profissionais, a reflexão sobre o tema no cotidiano e um levantamento de novas necessidade de ação educativa para poder fortalecer o cuidado em saúde mental em rede.
|