Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40286 - CONVERSAS COM A EXTENSÃO: TECENDO ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAÇÃO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS À MATRIZ CURRICULAR DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
FRANCES VALÉRIA COSTA E SILVA - UERJ, AMANDA DE LUCAS XAVIER MARTINS - UERJ, DANIELLE DE MENDONÇA HENRIQUE - UERJ, FABIANA FERREIRA KOOPMANS - UERJ, FELIPE KAESER DOS SANTOS - UERJ, JOANA IABRUDI CARINHANHA - UERJ


Período de Realização
A primeira etapa das "conversas com a extensão" ocorreu entre maio de 2021 e abril de 2022.

Objeto da experiência
Construção da proposta da integração da Extensão à matriz curricular de um curso de Graduação em Enfermagem.

Objetivos
Compartilhar os resultados da aplicação da metodologia dos encontros temáticos (CAVALCANTI, 2019) para a promoção do diálogo em encontros mediados por plataformas digitais; Compartilhar uma proposta de integração da Extensão à matriz curricular de um curso de Graduação em Enfermagem.

Metodologia
Docentes, discentes e técnicos vinculados ao curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública foram convidados a participar de rodas de conversa mediadas por uma plataforma digital. Cada Roda durava 90 minutos, divididos em cinco etapas: 1) rodadas sucessivas de interação em duplas ou trios, com questões propostas pelo facilitador; 2) fala disparadora temática; 3) Discussão em pequenos grupos; 4) partilha dos grupos; 5) síntese.

Resultados
Aconteceram nove encontros, contando com um número médio de 20 participantes, com predomínio de docentes coordenadores de projetos de extensão. A metodologia deu leveza ao debate, aproximou pessoas sem diálogo prévio, abrindo possibilidades para parcerias. As três primeiras rodas trataram do alinhamento conceitual e as subsequentes exploraram eixos de articulação das ações extensionistas como forma de ampliar as competências dos discentes para além do núcleo de formação profissional.

Análise Crítica
A aplicação da metodologia logrou êxitos. As rodas foram momentos agradáveis. A discussão permitiu rever conceitos e práticas, ampliar olhares e saberes, além de alinhavar novas parcerias. Seis eixos vivenciais foram definidos como organizadores extensão na matriz curricular. Contar com uma metodologia que aproximasse as pessoas, no contexto de afastamento social, foi fundamental para que o grupo se mantivesse motivado, mas ampliar a participação de outros segmentos permanece um desafio.

Conclusões e/ou Recomendações
A extensão universitária é um espaço precioso de troca, propiciando a ampliação de olhares e criando potência para transformar a realidade. O desafio de ofertar a extensão como experiência curricular sem produzir engessamento de suas práticas deve ser enfrentado a partir de práticas dialógicas, aproximando pessoas e saberes.