SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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40219 - PERCURSOS FORMATIVOS NO ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE COLETIVA: EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO DISTRITO FEDERAL CLAUDIA MARA PEDROSA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, EMERSON CANUTO GUEDES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, JÚLIA OLIVEIRA SOUZA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, PAULA HARUMI ONO - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, MARÍLIA GABRIELA RODRIGUES FRANCO - SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ( SESDF), MIRLENE GUEDES DE LIMA - SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ( SESDF), SIMONE MACIEL - SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ( SESDF), GEANDRO DE JESUS DANTAS - SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ( SESDF)
Período de Realização Fevereiro a maio de 2022.
Objeto da experiência Relato de 3 vivências de estágio da graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, em diferentes campos de práticas da Secretaria de Saúde
Objetivos Desenvolver o conteúdo curricular do curso no campo das práticas de planejamento em saúde a partir da tomada de decisão baseada em evidências; apoiar a qualificação da atenção primária e, efetivar o compromisso da universidade em construir práticas emancipatórias para o bem comum.
Metodologia Nas três vivências o momento inicial do estágio se estruturou a partir do Planejamento em Saúde, utilizando a metodologia da Análise Situacional para levantamento das demandas com os atores dos serviços. Após listarem as necessidades, foram planejadas as estratégias, juntamente com as preceptoras para apoiarem a tomada de decisão baseadas nas ferramentas de gestão. Foram analisados relatórios, portarias, normativas e sistemas de informação do Sistema Único de Saúde e elaboradas sínteses analíticas.
Resultados Nas UBS foram propostas ações para ampliação do acesso e cadastramento da população e ações de prevenção, promoção da saúde e organização dos processos de trabalho para enfrentamento do aumento de casos de dengue. Na GESFAM foram realizadas as análises do quantitativo dos atendimentos das UBS que possuem horários estendidos.
Análise Crítica A vivência do graduando em saúde coletiva nos serviços de saúde e nas instâncias de gestão da saúde tem oportunizado a qualificação tanto do conteúdo curricular do curso da UnB, quanto das práticas de gestão em saúde da Secretaria de Saúde local. A imersão dos estudantes em percurso formativos no território vivo, apoiadas pela orientação das preceptorias em serviços tem evidenciado o alcance, as fragilidades e os desafios desta graduação.
Conclusões e/ou Recomendações As experiências evidenciaram a importância de adequarmos o conteúdo do estágio curricular para solidificarmos a prática do bacharel em saúde coletiva no campo da formulação e implementação de políticas de saúde e fortalecermos a parceria de apoio a gestão local, com aporte dos três pilares da saúde coletiva: ciências sociais e humanas, epidemiologia e planejamento em saúde, para consolidação do SUS.
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