Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40197 - EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E PRÁTICA COLABORATIVA NO SUS SOB A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS RESIDENTES
TAISMANE CLARICE COIMBRA RICCI VIEIRA SCHIAVO - UFSCAR-PPGGC; SESA-ES, RACHEL BICALHO DE LIMA - SESA-ES, SUELI FÁTIMA SAMPAIO - UFSCAR-PPGGC


Apresentação/Introdução
A Educação Interprofissional (EIP) tem se consolidado como uma importante estratégia de formação de profissionais para a atuação na perspectiva da integralidade do cuidado e da atenção. Assim, as Residências Multiprofissionais, ao estarem pautadas sob a EIP, contribuem para o desenvolvimento de competências para uma prática conjunta, compartilhada e diferenciada no âmbito do SUS.

Objetivos
Analisar a percepção de profissionais residentes sobre a relação entre o processo de formação e o desenvolvimento de competências para o trabalho interprofissional colaborativo no SUS, num programa de residência recém-inaugurado no Espírito Santo.

Metodologia
Trata-se de uma Pesquisa a ser desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos (PPGGC/UFSCar) – Mestrado Profissional. Pretende-se desenvolver estudo qualitativo, descritivo e exploratório, delineado sob o método das narrativas e analisado através da técnica hermenêutica-dialética. O cenário-contexto da pesquisa será o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (PRM-SM), do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) e inaugurado em março de 2020.

Resultados
Esta pesquisa permitirá conhecer e analisar a experiência formativa dos profissionais residentes no que se refere ao desenvolvimento de competências orientadas para a prática interprofissional colaborativa, que é um dos grandes desafios no SUS e na Atenção Psicossocial. Futuras investigações poderão surgir a partir da apreciação dos achados desta pesquisa, uma vez que o PRM-SM do ICEPi/SESA-ES será analisado a partir da percepção dos sujeitos que vivenciam a formação e o cotidiano do serviços de Saúde Mental.

Conclusões/Considerações
Apostamos que este estudo contribuirá com a qualidade da formação ofertada na Residência em Saúde Mental do ICEPi, vislumbrado um possível caminho de excelência para essa formação e uma prospecção quanto à melhoria da atenção e do cuidado em Saúde Mental. Também se espera corroborar para com o fortalecimento da EIP enquanto estratégia eficaz de formação de profissionais com competências para o trabalho interprofissional colaborativo no SUS.