Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40127 - O POVO CUIDANDO DO POVO: UM PROJETO DE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA POPULAR EM SAÚDE
CAROLINA BURLE DE NIEMEYER - ENSP/FIOCRUZ, BRUNA RAMALHO MARQUES - MOVIMENTO DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES POR DIREITOS - MTD


Apresentação/Introdução
Este trabalho deriva da pesquisa-ação O povo cuidando do Povo, ainda em construção. De viés dialógico e participativo, este projeto envolve pesquisadores, movimentos sociais e representantes dos territórios em todas as etapas. O foco aqui é no processo de construção coletiva de um questionário, validado durante uma oficina de Pesquisa Popular em Saúde, realizada em três territórios da pesquisa.

Objetivos
Objetiva-se investigar os desafios e potencialidades de três territórios em situação de vulnerabilização socioambiental do estado do Rio de Janeiro, durante a pandemia e pós-pandemia (2020-2022).

Metodologia
Esta é uma pesquisa qualitativa, que tem a construção social de conhecimento como meta em todas as suas fases (Minayo, 1989). Com a proposta de realizar um estudo no qual as comunidades e os movimentos sociais contribuem ativamente com a investigação, desde o diagnóstico dos problemas, passando pelo desenho do estudo, até a reflexão sobre os dados gerados, dialogamos com perspectivas de viés emancipatório que favorecem o diálogo, a reflexão coletiva e a troca entre o conhecimento científico e popular, como, a Educação Popular (Freire, 1979; Valla, 1996; Romão, 2006), as Comunidades Ampliadas de Pesquisa-ação-CAP (Porto, et al, 2016), e a Sistematização de experiências (Holliday, 2006).

Resultados
A construção dialógica e colaborativa do questionário resultou em um instrumento de pesquisa que contempla o interesse de todos os seguimentos envolvidos: pesquisadores, movimentos sociais, trabalhadores da Saúde, Educação e Serviço Social e os sujeitos dos territórios. As oficinas de Pesquisa Popular estimularam a reflexão coletiva sobre a versão aprovada pelo CEP e o resultado foi o aprimoramento do instrumento, tanto em termos de linguagem como de consideração das especificidades de cada território. Este questionário, que é também material paradidático do curso de Agentes Populares, será trabalhado em aula no tempo escola e aplicado em campo, pelos próprios educandos, no tempo comunidade.

Conclusões/Considerações
Estudos apoiados em metodologias participativas, que patrocinam o diálogo entre a Pesquisa, o Serviço, os movimentos sociais e as comunidades, contemplam distintos interesses e perspectivas e favorecem a realização de análises mais complexas e contextuais acerca dos territórios, dos seus desafios e potencialidades. Neste sentido, não só essas pesquisas têm maior potencial emancipatório, como são cientifica e politicamente mais relevantes.