Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40085 - EXPERIÊNCIA DE PRECEPTORIA EM UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NAS REDES SOCIAIS
ÁLVARO LUIZ FONSECA CAMPOS - UFJF-GV, ISA RODRIGUES MASSA - UFJF-GV, PATRÍCIA APARECIDA BAUMGRATZ DE PAULA - UFJF-GV, SIMONE DE PINHO BARBOSA - UFJF-GV


Período de Realização
Julho de 2021 a julho de 2022.

Objeto da experiência
Projeto de extensão “CONECTA SUS: o uso das redes sociais na divulgação de informações de ações e serviços do Sistema Único de Saúde.”

Objetivos
Relatar a experiência dos discentes enquanto preceptores do projeto de extensão “CONECTA SUS”, da UFJF campus Governador Valadares, sobre o uso das redes sociais para a capilarização e ampliação do acesso às informações dos serviços e ações de saúde e sua utilização pelos usuários do SUS.

Metodologia
Relato das ações do 2º ano do “CONECTA SUS”, constituído por publicações sobre funcionamento, manejo e formas de acesso às ações e serviços do SUS nas redes sociais Instagram® e Twitter® (@conectasus), composto por professores; discentes/preceptores; alunos de Medicina, Nutrição e Fisioterapia. Fundamenta-se na utilização da tecnologia para construção compartilhada dos saberes, dando protagonismo alunos e preceptores, que administram as contas referentes aos perfis CONECTASUS nas redes sociais.

Resultados
Até maio de 2022, foram realizadas cerca de 45 reuniões semanais online entre discentes, preceptores e docentes do projeto com a finalidade de aprimorar as publicações nas redes sociais sobre as ações, serviços e tecnologias do Sistema Único de Saúde. Cada publicação foi previamente revisada pelos discentes/preceptores e, posteriormente, aprimoradas em grupo durante as reuniões. Estas resultaram em mais de 180 publicações no Instagram® e Twitter® .

Análise Crítica
Ao disseminar informações de qualidade sobre funcionamento e os serviços ofertados pelo SUS, o projeto proporciona, aos preceptores, sob supervisão dos professores/coordenadores, a participação ativa na construção e integração dos conteúdos, bem como o desenvolvimento de habilidades de liderança, ensino e gestão. Logo, permite empoderamento e desenvolvimento pessoal e profissional dos preceptores, e interação ensino, serviço e comunidade.

Conclusões e/ou Recomendações
Diante do tripé de ensino, pesquisa e extensão das universidades públicas, o “CONECTA SUS” tem papel importante no contexto social, como ferramenta para disseminação de informações de qualidade para os usuários do Instagram® e Twitter®. Estas plataformas virtuais, muito usadas na atualidade, têm alcance nacional e internacional, permitindo a interação dos discentes, docentes e preceptores com a sociedade de forma mais dinâmica e inclusiva.