Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

40047 - FERRAMENTAS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO À DIST NCIA E AS POSSIBILIDADES DE USO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO MBITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
KARINA EJIRI DOS SANTOS PEREIRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FSP-USP), VANESSA DEL CASTILLO SILVA COUTO - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FSP-USP), SANDY CRISTINA BOTELHO DA SILVA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FSP-USP), PATRÍCIA CONSTANTE JAIME - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FSP-USP)


Apresentação/Introdução
O SUS traz a necessidade de transformações nos serviços e nas práticas profissionais com foco na Atenção Primária à Saúde, cabendo a ele a ordenação da formação dos recursos humanos na área de saúde. Como estratégia para a qualificação dos profissionais de saúde, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Objetivos
Realizar revisão de literatura sobre Educação Permanente em Saúde (EPS), a fim de descrever seus princípios e conceitos;
Realizar revisão de literatura sobre a interface entre a Educação Permanente em Saúde e o Educação à Distância (EaD).

Metodologia
Realizou-se buscas nas bases Lilacs e Pubmed a partir da construção de termos de busca, relacionados a temática da interface entre Educação Permanente em Saúde e Educação à Distância, que cruzaram os descritores escolhidos de acordo com a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e palavras-chave. As buscas foram realizadas em outubro de 2021 e os critérios de inclusão para a seleção de artigos foram: disponibilidade em português, inglês ou espanhol, publicação entre 2004 e 2021, disponíveis gratuitamente na íntegra. Os artigos incluídos na primeira etapa foram analisados por três pesquisadoras a partir da leitura do título e resumo para realizar a seleção para a revisão.

Resultados
A primeira fase de seleção resultou em 148 artigos. A leitura dos títulos e resumos selecionou 44 artigos que compuseram a revisão de literatura.
A EPS é uma prática de ensino-aprendizagem que visa a formação no contexto do trabalho e qualificar as práticas profissionais para o SUS. A EaD se constitui como estratégia para a EPS. Estudos apontam os textos, vídeos, jogos, animações, estudos de caso, quizzes e fóruns como ferramentas utilizadas nos cursos de formação EaD e enfatizam a facilidade de acesso, o uso de metodologias ativas e a tutoria como pontos positivos do EaD. As limitações foram: baixa cobertura tecnológica nos serviços, acesso limitado a Internet, baixo letramento digital.

Conclusões/Considerações
A EaD vem sendo utilizada para a EPS. As ferramentas metodológicas que exploram metodologias ativas, como fóruns de discussão, abrem espaços para trocas de experiências entre profissionais, permitindo a construção de redes interativas e ampliando o diálogo entre o aprendizado e os serviços de saúde. Analisar as ferramentas pedagógicas que melhor dialogam com os princípios da EPS é importante para aproximar esse aprendizado ao contexto do SUS.