SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
39979 - O COMPROMISSO DE UM GRUPO DE EXTENSIONISTAS COM A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO TERRITÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TÂNIA KÁTIA DE ARAÚJO MENDES - DOCENTE UNCISAL, MARIA LUCÉLIA DA HORA SALES - DOCENTE UNCISAL, AMANDA CAVALCANTE DE MACEDO - DOCENTE UNCISAL, ANA ALINE RODRIGUES OLIVEIRA - GRADUANDA ENFERMAGEM UNCISAL, AMÁBILE VINSENTEINER CUNHA FERREIRA - GRADUANDA ENFERMAGEM UNCISAL, ANTONIO PAULO REIS DE AMORIM LISBOA - GRADUANDO MEDICINA UNCISAL, YASMIM DE OLIVEIRA FERREIRA - GRADUANDA ENFERMAGEM UNCISAL, SARA PRISCILLA SILVA DOS SANTOS - GRADUANDA ENFERMAGEM UNCISAL, LAURA MARIA MARCOS E SANTOS - GRADUANDA ENFERMAGEM UNCISAL, ANNA LUIZA MICK DOSS - GRADUANDA ENFERMAGEM UNCISAL
Período de Realização essa atividade inicial do projeto de extensão VIGITECS ocorreu novembro de 2021 a março de 2022
Objeto da experiência Características do território no tocante aos problemas que representam riscos à saúde humana.
Objetivos Conhecer as características do território; identificar problemas e riscos à saúde; eleger prioridades e delinear um plano de ação com propostas focadas na diminuição dos riscos à saúde humana que estejam sob a governabilidade extensionista; executar e monitorar as ações planejadas
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência realizado por extensionistas do 1º ao 4º ano, de cursos diversos da área de saúde em uma unidade básica que não possui população cadastrada. Optou-se por conversar com usuários sobre sua procedência, as razões que mais os faziam procurar a unidade, moradia quanto ao saneamento básico (água, esgoto e coleta de lixo), escolaridade e inserção no mercado de trabalho.
Resultados Usuários procuram consultas, vacinas, medicamentos e curativos. As doenças prevalentes foram: hipertensão e diabetes, com muitos relatos de dengue. Observou-se muitas adolescentes esperando para o pré-natal. A maioria dos usuários afirmou que trabalha desde cedo e não completou o ensino médio. Muitos tem pequenos negócios, parte trabalha de modo informal no comércio local, pescam e outros vivem de benefício, ou da aposentadoria. Residem no entorno da unidade, até a orla da Lagoa Mundaú.
Análise Crítica O perfil traçado pelos extensionistas é superficial. Serviu apenas como exercício acadêmico realizado enquanto atividade inicial do projeto de extensão em vigilância em saúde - VIGITECS, visando favorecer a compreensão dos estudantes sobre a importância do planejamento das ações de prevenção e vigilância na atenção primária a partir das necessidades do território.
Conclusões e/ou Recomendações Realizar estudo com metodologia adequada para construção do perfil dos usuários. Os extensionistas recomendaram no plano, ações como: Sala de espera sobre prevenção dengue, chikungunya e zika vírus, prevenção e controle da HAS e DM, prevenção e complicações das ISTs, prevenção e consequências da gravidez na adolescência, riscos das doenças cardiovasculares, com enfoque para o Infarto e AVC e que sejam produzidos folders e jogos interativos .
|