Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

39889 - CONHECIMENTO DOS FISIOTERAPEUTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ACERCA DOS CONCEITOS DE ÉTICA E BIOÉTICA
DANIELA FERRAZ FRAUCHES CARVALHO - FIOCRUZ, ANDREIA PATRÍCIA GOMES - UFV


Apresentação/Introdução
A Bioética é um campo multidisciplinar do saber que promove o debate dialógico, com base em ferramentas teóricas, e pode contribuir para a formação de profissionais críticos e reflexivos que tenham conhecimentos construídos, de modo a identificar e tomar decisões mais adequadas quando estiverem defronte a conflitos e dilemas éticos em suas práticas diárias.

Objetivos
Delimitar os conhecimentos dos fisioterapeutas que atuam no estado do Rio de Janeiro sobre os conceitos de ética e bioética, os quais são capazes de fundamentar as tomadas de decisão frente aos problemas enfrentados em sua prática profissional.

Metodologia
Foi encaminhado aos participantes de pesquisa um questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo a segunda seção de perguntas abertas, aqui analisada, referente aos conhecimentos dos profissionais quanto a ética e bioética, definição destes conceitos e conhecimentos das principais correntes da bioética, bem como experiências anteriores de ensino-aprendizagem envolvendo a temática. Sendo a análise de conteúdo realizada de acordo com o proposto por Bardin. O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP/Fiocruz (CAAE: 45908721.9.0000.5240).

Resultados
Metade das respostas sobre o que é ética estiveram ligadas a uma boa prática profissional e compromisso com os pacientes, mas quase metade apresentou respostas ligadas ao cumprimento de normas; sobre o que é bioética as respostas falavam de uma ética da vida, ética em pesquisa, ligada ao ser humano e a atuação na área da saúde. Percebe-se como ética e bioética ainda são reconhecidas como normativas ou regras. A maioria não conhecia conceitos de ética e bioética ou apresentou respostas que não se referem a nenhum conceito destas, porém quando apresentados conceitos do Principialismo, Ética do Cuidado e Bioética da Proteção referiam já terem tido contato com os mesmos.

Conclusões/Considerações
Foi observado neste trabalho como a visão deontológica ainda permanece como principal moduladora das respostas. Percebe-se a importância de progredir na construção das competências éticas e bioéticas na formação do fisioterapeuta para que este profissional esteja apto a refletir criticamente sobre os problemas e conflitos vivenciados em sua prática profissional.