Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

39700 - PERFIL DOS PRIMEIROS ESTAGIÁRIOS BOLSISTAS EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
LUCIANA LOPES PEREIRA PINHEIRO - SES-RJ, DANIELLE VARGAS SILVA BALTAZAR - SES-RJ, CARINA PACHECO TEIXEIRA - SES-RJ, SUZANE GATTASS DE PAULA CORRÊA - SES-RJ, TEREZA CRISTINA DA FONSECA GUIMARÃES - SES-RJ, MICHELE RAMOS DE PAULA - SES-RJ, LUMA DA SILVA ALBUQUERQUE - SES-RJ, BRUNO SOUZA DA SILVA - SES-RJ


Período de Realização
O perfil foi obtido com as informações das inscrições realizadas entre 16 e 23 de maio de 2022.

Objeto da experiência
O primeiro grupo de estagiários bolsistas em Gestão de Políticas Públicas de Saúde (GPPS) na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

Objetivos
Traçar o perfil dos matriculados após a primeira seleção para preenchimento de noventa vagas para bolsistas de nível superior em GPPS na SES-RJ. Descobrir quem são os interessados em estagiar na área de gestão pública em saúde, de acordo com a sua formação, informações de sexo/gênero e faixa etária.

Metodologia
Análise quantitativa dos dados primários disponibilizados pelos candidatos classificados no processo seletivo para matrícula no programa de estágio. Foram analisadas as documentações enviadas por eles à banca organizadora do concurso, em maio de 2022. Tais informações foram consolidadas pela equipe da Divisão de Gestão Acadêmica (DGA) da SES-RJ, e por meio delas, foi possível realizar a construção do perfil dos alunos participantes.

Resultados
Foram admitidos oitenta e cinco estagiários (94,4% das vagas), após as reclassificações previstas. São majoritariamente mulheres, com 75,3%. Em relação à raça/cor, são setenta e seis candidatos brancos (89,4%) e nove negros (10,6%). Oito inscritos declararam alguma deficiência, correspondendo a 9,4%. A média de idade dos participantes é de 27 anos. As instituições públicas abrigam 51 estagiários e as privadas 34, respectivamente 60 e 40%. O turno preferencial do estágio foi o da tarde.

Análise Crítica
O estágio para bolsista em GPPS na SES-RJ ofertou noventa vagas para estudantes de vinte cursos, dentre eles, catorze da área da saúde; além de direito, comunicação social, ciências contábeis, design gráfico, administração e informática. Realizou-se prova teórica com questões de SUS e língua portuguesa. Nenhum curso fora da área de saúde teve todas as vagas ocupadas e nos três últimos listados não houve aprovados, permitindo remanejamento das vagas, gerando oportunidade aos demais classificados.

Conclusões e/ou Recomendações
A SES-RJ, por meio do seu programa de estágios, avança em seu papel de unidade gestora na formação em saúde. Com a inclusão dos bolsistas em GPPS, criou-se mais um campo de atuação para os estudantes de graduação, além dos já oferecidos nas unidades assistenciais. Deve-se destacar a intenção da Secretaria em fortalecer a atuação multiprofissional, ao disponibilizar a outras áreas do conhecimento, as ações exercidas no âmbito da gestão em saúde.