SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
39673 - ARTE E AUTORIA NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA: O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA LARISSA CAVALCANTE DE SOUZA - UNB, EMÍLIA CARVALHO LEITÃO BIATO - UNB
Apresentação/Introdução No Brasil, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe, ao debate, o conceito de integralidade e, junto com ele, a necessidade de que os profissionais percebam a saúde como modos de conduzir a vida. No entanto, durante a formação na área da saúde, parece fazer falta a oportunidade de contato com as artes, potentes na constituição de elementos sensíveis necessários ao profissional.
Objetivos O objetivo do estudo é analisar, a partir de textos escritos de estudantes de Odontologia durante as aulas, os efeitos e o valor da leitura e da escrita na composição do conceito de saúde e no processo formativo na área da saúde.
Metodologia O presente artigo realiza essa análise baseado no método da Timpanização, método esse que trabalha com desmontagem daquilo que foi previamente fixado e opera com remontagem para fabricar novos sentidos. Esse método consiste em três gestos: tatear escombros; disseminar sentidos; e criar cadeias suplementares, que juntos timpanizam os escritos dos estudantes.
Resultados A partir dos textos estudados percebe-se a importância da leitura e da escrita na composição do conceito de saúde e no processo formativo na área.
Conclusões/Considerações Desse modo, a inclusão de textos literários em sala de aula pode provocar a criação de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.
|