Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

39671 - OFICINA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS: ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO.
VIVIAN MARA RIBEIRO - UESB, ANADIR DE ALMEIDA FARIAS - UESB, ESTHER ADERNO SOUZA - UESB, FLAVIA PEDRO DOS ANJOS SANTOS - UESB, GABRIELE DE ANDRADE OLIVEIRA - UESB, JULIANA COSTA MACHADO - UESB, MAICLA OLIVEIRA DA SILVA - UESB, VANDA PALMARELLA RODRIGUES - UESB


Período de Realização
A experiência ocorreu de 29 a 31 de março de 2022, sob supervisão de docentes.

Objeto da experiência
Oficina preparatória das discentes de graduação em Enfermagem para início das atividades em campo de estágio supervisionado na Atenção Básica.

Objetivos
Aprimorar os conhecimentos de discentes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I do oitavo semestre do curso de graduação em Enfermagem para atuação junto ao serviço de acompanhamento de pré-natal de baixo risco.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência acerca da realização de uma oficina pedagógica implementada pelas discentes do oitavo semestre do curso de graduação em enfermagem no intuito de socializar e resgatar conteúdos vistos anteriormente em outras disciplinas sobre a assistência ao pré-natal de baixo risco. Na oficina foi sistematizada uma dinâmica de apresentação, slides com conteúdo sobre pré-natal, dinâmicas de fixação do conteúdo, estudos de caso com encenações de consultas e avaliação final.

Resultados
Após a exposição sistemática do conteúdo sobre pré-natal de baixo risco aplicou-se uma dinâmica com questionamentos, obtendo respostas satisfatórias dos discentes. Na encenação da consulta, alcançou-se interação e participação de todos, inclusive das docentes que complementaram, quando necessário. No final da ação foi feita uma avaliação individual com a dinâmica das letras, em que cada discente avaliou o momento a partir da letra sorteada, sendo majoritariamente avaliada de forma positiva.

Análise Crítica
As oficinas pedagógicas têm caráter de construção, desconstrução e reconstrução do conhecimento, levando a troca de conhecimentos, unindo a experiência individual de cada participante com a teoria e prática sobre o tema. A oficina possibilitou a sistematização do conteúdo estudado durante o curso, atualização de informações e articulação entre teoria e prática. Mostrou-se como um método eficaz para a formação acadêmica, aperfeiçoando os conhecimentos para atuação no estágio e no seu futuro profissional.

Conclusões e/ou Recomendações
Percebeu-se que a oficina pedagógica proporciona um forte impacto no processo ensino-aprendizagem na Enfermagem e na Saúde Coletiva, tornando-se relevante sua realização na disciplina Estágio Curricular Supervisionado I. Indica-se também essa estratégia para disciplinas nas quais os discentes tenham tido contato prévio com o conteúdo para melhor interação, aproveitamento e fixação dos conteúdos de forma dinâmica e com metodologia ativa.