SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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39613 - SUPERVISÃO DO CUIDADO AOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE EDUCATIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NAYARA PORTILHO LIMA - USP, MARIANA FAGUNDES DE ALMEIDA RIVERA - USP, HELOISA HANADA - USP, LILIA BLIMA SCHRAIBER - USP, BEATRIZ DINIZ KALICHMAN - USP, CECÍLIA GUIDA VIEIRA GRAGLIA - USP, MARINA SILVA DOS REIS - USP, STEPHANIE PEREIRA - USP, ANA FLÁVIA LUCAS PIRES D’OLIVEIRA - USP
Período de Realização A experiência de supervisão relatada aconteceu de outubro de 2020 a fevereiro de 2022.
Objeto da experiência Supervisão de trabalhadoras dos Núcleos de Prevenção à Violência sobre casos de violência doméstica contra a mulher, em 4 Unidades Básicas de Saúde.
Objetivos Contribuir no aprimoramento da identificação dos casos e do cuidado na APS às mulheres em situação de violência, por meio de um espaço de discussão e reflexão sobre o trabalho. As supervisões fizeram parte de uma pesquisa-intervenção, e foram oferecidas após um treinamento de 8 horas sobre o tema.
Metodologia Reuniões mensais com profissionais do NPV de 4 UBS participantes da pesquisa-intervenção sobre o aprimoramento do trabalho da APS com a violência doméstica contra a mulher. Foram realizados 44 encontros de modo remoto, em função da pandemia de COVID-19, com cerca de 1 hora cada encontro, sendo as datas agendadas conforme a disponibilidade das trabalhadoras e mediante acordo com a gestão do serviço. Foi recomendado um espaço que garantisse a privacidade e sigilo dos casos e situações discutidas.
Resultados A partir de uma pedagogia da conversa, produziram-se reflexões críticas em 4 eixos: a) concepções que embasam o trabalho, abordando perspectiva de gênero, direitos humanos e escuta da mulher como sujeito; b) a trabalhadora e seu processo, reconhecendo a importância de cuidar de si, considerando o caráter complexo e sensível do tema; c) trabalho em equipe e organização do trabalho; d) a rede intersetorial e a construção de um projeto assistencial compartilhado com a usuária, a equipe e a rede.
Análise Crítica A supervisão configura-se como um processo que se efetiva com espaço e tempo reservados. Considera-se atividade educativa e formativa pela intenção de reflexão e aprimoramento do trabalho. O formato remoto ofereceu importantes limites para sua realização. Ainda assim, a necessidade premente de apoio no cuidado dos casos e seu impacto nas trabalhadoras e equipe se impôs e foram criadas as condições para que o trabalho acontecesse mesmo em situação extremamente adversa.
Conclusões e/ou Recomendações Compreende-se a supervisão como um esforço de desalienação do trabalho, pela possibilidade de reflexão sobre o fazer, na aproximação entre trabalho real e trabalho prescrito e na reflexão sobre seus limites e potencialidades. Há impacto para além do tema específico, e é fundamental para a segurança e o sucesso prático da intervenção. A gestão tem papel essencial na organização do trabalho para a manutenção e sustentabilidade da proposta.
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