SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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39551 - CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO NA SAÚDE COLETIVA PARA A FORMAÇÃO EM MEDICINA BRUNA MARTA KLEINERT HALBERSTADT - UFRGS, LUCIELI DUTRA JAQUES - UNIPAMPA, SANDRA BEATRIS DINIZ EBLING - UNIPAMPA, VANIA DIAS CRUZ - UNIPAMPA, ELITIELE ORTIZ DOS SANTOS - UNIPAMPA, LIAMARA DENISE UBESSI - UNIPAMPA, LAILSON ALVES RODRIGUES - UNIPAMPA, LUCAS HENRIQUE DE SOUZA - UNIPAMPA, OLÍVIA DAVID PACHECO DE FARIA RODRIGUES - UNIPAMPA, ALITA RODRIGUES BORGES - UNIPAMPA
Período de Realização Iniciado em Novembro de 2020 e continua em execução.
Objeto da experiência Formação em saúde coletiva e os elementos da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de consolidar conhecimentos e boas práticas em saúde.
Objetivos Relatar a experiência das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão na Saúde Coletiva (GEPGESC) na formação em medicina da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul.
Metodologia Durante a pandemia realizaram-se atividades por meio de webconferências mensais. O grupo constitui-se de 20 discentes e 5 docentes colaboradoras. Nos encontros foram abordadas temáticas sobre a gestão em saúde e os tipos de pesquisa científica. Atualmente o grupo prioriza a construção de uma revisão integrativa acerca das estratégias de gestão em saúde coletiva em regiões de fronteira, tendo em vista a relevância dessa temática no contexto loco-regional no qual os participantes estão inseridos.
Resultados Nas atividades mensais foram realizados seminários, abordando gestão em saúde e delineamentos de pesquisa qualitativa, quantitativa, revisão sistemática e revisão integrativa, totalizando 15 encontros. No momento, está em andamento uma revisão integrativa, cujas temáticas envolvem a Gestão em Saúde, Saúde na Fronteira, Estratégias de Saúde Regionais e Saúde Pública. Ademais, o grupo conta com um projeto de extensão nas escolas municipais que visa democratizar práticas em saúde coletiva.
Análise Crítica O desenvolvimento do grupo oportuniza que os acadêmicos compartilhem suas experiências de gestão e saúde coletiva vivenciadas em cenários da prática. Além disso, as trocas e os aprendizados com o grupo possibilita desenvolver um olhar crítico, reflexivo e compreender seu papel social na promoção, prevenção e reabilitação da saúde no âmbito individual e coletivo, bem como na construção de práticas de gestão mais humanista, ética e voltadas para as necessidades regionais.
Conclusões e/ou Recomendações A participação discente em um grupo de estudos e pesquisa em gestão na saúde coletiva facilita compreender a indissociabilidade entre a gestão e atenção em saúde. Ainda, fomenta a iniciação científica e promove atuação no contexto regional de saúde por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Contribui para o desenvolvimento permanente do SUS e para uma formação médica qualificada e integrada.
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