Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

39326 - EXPERIÊNCIAS DA COORDENAÇÃO DE CURSO UMA UNIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO BAIANO NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS E ENFERMEIROS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.
SIMONE SANTANA DA SILVA - UNEB, MILCA RAMAIANE DA SILVA CARVALHO - UNEB, AIZIA SALVADOR - UNEB, VITORIA ALVES DE AZEVEDO - UNEB, SÁLEM RAMOS DE ALMEIDA - UNEB, DARLAN DA SILVA DE JESUS - UNEB


Período de Realização
A experiência compartilhada ocorreu nos anos de 2020 e 2021.

Objeto da experiência
Docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VII.

Objetivos
Relatar a experiência da coordenação do curso de bacharelado em enfermagem durante a pandemia por COVID-19 e explicitar os procedimentos adotados para a garantia de uma formação em saúde comprometida com a qualificação da força de trabalho, fortalecimento e desenvolvimento do SUS.

Metodologia
Relato de experiência acerca da vivência de professoras/es e estudantes do curso de bacharelado em enfermagem da UNEB, durante a pandemia por COVID-19. O público-alvo foram docentes e discentes ativos e alocados no Colegiado de enfermagem, Campus 7, com sede no município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. O marco temporal do relato foi 16 de março de 2020, data da publicação do decreto nº19.529, que definiu a suspensão das atividades presenciais na Educação no Estado da Bahia.

Resultados
No primeiro ano da pandemia, o curso almejou a continuidade, mesmo que remota, das atividades formativas. Com apoio de cursos de formação, uso de softwares e auxílios estudantis viabilizados pela universidade, promoveu atividades de ensino, pesquisa e extensão por mediação tecnológica. Com o advindo da vacinação e negociação com a gestão municipal para viabilizá-la para docentes e discentes, as atividades presenciais de campo de prática e estágio foram retomadas de maneira escalonada.

Análise Crítica
Somado aos crônicos desafios vivenciados pelas universidades brasileiras, a pandemia por COVID-19 exigiu estratégias para imediata adequação no ensino em saúde. Diante às limitações colocadas pelo isolamento social, a pressão discente para retomada das atividades práticas e as variadas condições de acesso social e econômico de discentes, a comunidade acadêmica esteve exposta a uma dura carga de atividades, a maioria por mediação tecnológica, e a pressão para consolidação de seu compromisso.

Conclusões e/ou Recomendações
O curso, existente desde 2006, engaja-se pela formação de um profissional generalista com ampla visão de mundo e que seja capaz de entender efetivamente o contexto político-social e cultural em âmbito nacional, regional e local. Com a pandemia, muitos desafios foram enfrentados para seguimento do seu compromisso e outros tantos seguem existindo como consequência da COVID-19 acrescidos aos já existentes.