Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

39184 - A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA INTERPROFISSIONAL E INTERSECCIONAL: UM CONVITE À REVISITAÇÃO DE SABERES-FAZERES
TELMA LOW SILVA JUNQUEIRA - DOCENTE DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFAL, GEANE ARAÚJO DE LIMA - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, MARIELLE GIOVANNA DA SILVA TEIXEIRA - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, MARIA DANIELA NASCIMENTO SOUZA - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, MARIA BEATRIZ ROCHA DE ALENCAR - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, PIETRA MOREIRA GONZALEZ - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, KEMILLY MARIANA MARTIM JACINTO - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL


Apresentação/Introdução
As políticas de educação permanente em saúde e de humanização marcam a formação em saúde devido às suas contribuições na produção de uma assistência e gestão comprometidas com os princípios do SUS. Apresentamos neste trabalho o processo de construção de uma pesquisa interprofissional e interseccional que se dedicou a analisar os desafios e potencialidades da saúde materno-infantil em Alagoas.

Objetivos
Refletir sobre os sentidos produzidos por um grupo de mulheres pesquisadoras (discentes e docente) de psicologia no processo de construção de uma pesquisa interprofissional e interseccional no contexto da saúde materno-infantil de Alagoas.

Metodologia
Projeto de pesquisa guarda-chuva sobre saúde materno-infantil em Alagoas, composto por pesquisadoras da antropologia da saúde, enfermagem, medicina, nutrição e psicologia. A pesquisa está em andamento e envolve 6 etapas: a) reuniões com as coordenadoras do projeto; b) formação e treinamento das pessoas pesquisadoras (discentes de graduação e pós-graduação e trabalhadoras da saúde) desde uma metodologia participativa; c) reuniões com a coordenação da Cies Estadual e Rede Cegonha; d) pesquisas documental e bibliográfica; e) realização e análise de entrevistas online com 72 pessoas trabalhadoras de UBS e maternidades; f) produção de podcasts com os resultados (ano de 2023).

Resultados
Os resultados expressam que a maioria das pesquisadoras não teve acesso a uma educação interprofissional e ao referencial teórico-metodológico dos estudos do feminismo negro interseccional durante suas formações, desafiando o próprio processo de construção da pesquisa. Identificamos: (in)disponibilidades para o diálogo entre os diferentes saberes-fazeres; estranhamentos quanto ao exercício de praticarmos o aprender junto e construirmos redes de colaboração entre/com a própria equipe de pesquisadoras; resistências e deslocamentos frente à compreensão do lugar da subjetividade e de fala de cada pessoa; aprendizados sobre a contribuição da interseccionalidade no processo saúde-doença-cuidado.

Conclusões/Considerações
Enquanto pesquisadoras da psicologia, compreendemos o quão é complexo e desafiador, para a própria equipe de pesquisa, desenvolver uma pesquisa interprofissional quando essa teve acesso a uma formação uniprofissional. O que demandou atenção aos intentos de “padronização” de um só modo de saber-fazer pesquisa e/ou de “apagamento” das diferenças entre as áreas a fim de que o processo de pesquisar seja um convite ao aprender a fazer junto.