SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
39097 - OFICINA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: PREPARAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARA INSERÇÃO EM CAMPO DE ESTÁGIO VIVIAN MARA RIBEIRO - UESB, BIANCA OLIVEIRA SOUZA MARTINS - UESB, DANIELA MÁRCIA NERI SAMPAIO - UESB, EVELIN MATOS MARAMBAIA SOUZA - UESB, MARCELA ROSSI RIBEIRO - UESB, REBECCA CALHEIRA BARRETO - UESB, STEPHANIE ALCANTARA DE SOUZA - UESB
Período de Realização Oficina planejada pelas acadêmicas de enfermagem do oitavo semestre, realizada em 21 de março de 2022.
Objeto da experiência Revisitar o contexto histórico das políticas públicas de saúde, regulamentação do Sistema Único de Saúde e da Política Nacional de Atenção Básica.
Objetivos Abordar e compreender de forma lúdica as políticas públicas de saúde, bem como sua influência e importância.
Metodologia Realizou-se uma dinâmica inicial refletindo que cada papel utilizado tem uma função, assim como, as políticas de saúde. Logo após, os participantes montaram uma linha do tempo do contexto histórico das políticas de saúde. Em seguida, foi distribuído um caça palavras sobre princípios e diretrizes do SUS, seguido de discussão. Por fim, foi realizado um autódromo sobre a ESF e uma lâmina contendo a evolução da PNAB. A avaliação ocorreu após cada participante apontar um ponto positivo e negativo.
Resultados Alcançou-se durante os momentos da oficina, a interação dos ouvintes com a equipe, onde os mesmos colaboraram compartilhando seus conhecimentos sobre a temática. Além disso, foi possível recordar os momentos históricos das formas de promoção da saúde no Brasil, até a criação da maior política de saúde, o SUS, fazendo-nos refletir sobre toda luta para implementação desse marco histórico, possibilitando a visualização da aplicação dos conhecimentos para desenvolvimento no campo prático.
Análise Crítica Compreende-se que o estudo das políticas de saúde é de grande relevância para o processo formativo dos acadêmicos de enfermagem, uma vez que em breve estarão inseridos dentro desse processo político. Através do conhecimento e execução das políticas públicas é possível oferecer acesso aos serviços de saúde, garantindo um atendimento integral à população, com equidade e qualidade, o que refletirá em melhorias para saúde pública.
Conclusões e/ou Recomendações A oficina desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado I, é de grande relevância para a formação do enfermeiro, pois faz com que revisite conhecimentos já estudados, abordando temáticas imprescindíveis para as atividades que serão desenvolvidas no campo prático. Para mais, esse tipo de metodologia ativa faz com que os discentes trabalhem mais o seu pensamento crítico e resolutivo diante da construção das oficinas.
|