SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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39054 - ENSINAR BOAS PRÁTICAS DE VACINAÇÃO PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ANA PAULA REBELO AQUINO RODRIGUES - USP, ELISEU ALVES WALDMAN - USP, ELIANE CRISTINA TORRES OLIVEIRA - USP, CRISTIANE MARIA ALVES MARTINS - USP, IRENA PENHA DUPRAT - USP, JANINE MELO DE OLIVEIRA - USP
Período de Realização As aulas práticas de vacinação foram realizadas nos meses de fevereiro a novembro de 2021
Objeto da experiência Habilitar acadêmicos de enfermagem a vacinar com segurança em todos os ciclos de vida
Objetivos Relatar a experiência de ensinar boas práticas de vacinação para acadêmicos de enfermagem em tempos de pandemia
Metodologia A disciplina oferece aulas práticas de vacinação, em 40 horas, turmas com 5 alunos e ministrada por um docente. A programação constou de: apresentação do calendário nacional de vacinação; treinamento, em laboratório, das técnicas de administração de vacina, dos cuidados aos pacientes e uso de equipamentos de proteção individual (EPI) indispensáveis para a segurança nas atividades rotineiras em tempos de pandemia; prática de vacinação em unidade de saúde; estudos de casos, seminários e avaliação
Resultados Os discentes demostraram interesse na prática de vacinação e receio em estarem em serviços de saúde e com pacientes no período pandêmico, em especial os grupos do semestre letivo de 2021, que ainda não tinham se vacinado contra a Covid-19. Mas, pelo uso das EPIs e por terem uma docente ao lado deles conduzindo a aprendizagem, foi perceptível a satisfação em poderem vacinar desde recém-nascidos a idosos com segurança, além de realizarem educação em saúde sobre a vacinação em dia
Análise Crítica Na formação do enfermeiro é essencial a vivência dos serviços de saúde, incluindo a pandemia da Covid-19, que permite que o aluno aprenda a lidar com o cenário e desenvolva competências. No entanto, o aprendizado deve ser proporcionado observando medidas de biossegurança para mitigar o risco de infecção de discentes e docente (CAPELLARI et al., 2022). Os alunos desempenharam bem as atividades, mas relataram que o uso de máscara dificultou a comunicação e o vínculo de empatia com os pacientes
Conclusões e/ou Recomendações A experiência permitiu que a docente entendesse a importância de estar próxima ao aluno para promover segurança, tanto para a prática da vacinação, quanto para a proteção adequada face ao risco de exposição biológica. Destaca-se que as vivências do aluno nas práticas de saúde pública são essenciais para a sua formação, mas recomenda-se a devida atenção a biossegurança em contextos de emergência sanitária
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