SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
38728 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE EM BELO HORIZONTE STEPHANIE MARQUES MOURA FRANCO BELGA - HMDCC, MARIA DO CARMO - HMDCC, YARA CRISTINA NEVES MARQUES BARBOSA RIBEIRO - HMDCC, LUIZA DO CARMO COSTA - HMDCC, EDIMEIRE JOSÉ DA SILVA - HMDCC, FLÁVIA REGINA BARBOSA CAMPOS - HMDCC, MARIA INEZ RIBEIRO OLIVEIRA - HMDCC, JULIANA PANTUZA VILAR RIBEIRO - HMDCC, MAURO HELENO LADEIRA DE OLIVEIRA - HMDCC
Período de Realização Discussão sobre Educação Permanente no contexto hospitalar de fevereiro/2020 até maio/2022.
Objeto da experiência Construção e implantação da Política de Educação Permanente em um Hospital de grande porte, de alta complexidade, com atendimento exclusivo SUS em BH.
Objetivos Apresentar o relato de experiência da construção da Política de Educação Permanente em um Hospital com atendimento exclusivo SUS de Belo Horizonte;
Demonstrar as estratégias e metodologias utilizadas ao longo do período apresentado para construção coletiva da Política de Educação Permanente.
Metodologia Em fevereiro/2020, após o Trabalho de Conclusão da Especialização In Company em Gestão Hospitalar, a construção da Educação Permanente foi problematizada dentro da realidade do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro - HMDCC. Além da elaboração da Política de EP, espaços colegiados e corridas de leitos foram validados como locais de construção coletiva. A metodologia por trilhas de aprendizagem são eixos desse processo, sendo inseridas no contexto das plataformas EAD.
Resultados Com o intuito de apoiar e fomentar a Educação Permanente foi criado em agosto de 2021 o Núcleo de Apoio a Educação Permanente e em outubro houve a apresentação da Política com a promoção de debates, apresentação dos parceiros educacionais via plataforma EAD e realização de encontros nas áreas assistenciais com objetivo de promover a construção coletiva desse processo. Ainda no ano de 2021, a metodologia das plataformas EAD foi incorporada a realidade institucional.
Análise Crítica A aprendizagem no cotidiano e a construção coletiva são diretrizes da Política de Educação Permanente e ao mesmo tempo são vistas como desafio devido ao possível distanciamento da prática profissional atrelada a esses conceitos. A utilização de ferramentas EAD, como uma metodologia de aprendizagem individual, reforça à necessidade das constantes discussões coletivas, onde o conhecimento adquirido possa ser aplicado à prática diária e refletir nos resultados assistenciais.
Conclusões e/ou Recomendações Mesmo diante dos desafios proporcionados pela construção coletiva no cotidiano, a formação profissional faz parte dos valores do HMDCC. A Educação Permanente perpassa essa formação, proporcionando a aproximação da técnica e ensino viabilizando o olhar analítico diante das demandas profissionais, visando a melhoria contínua do cuidado centrado no paciente e a valorização do sujeito como protagonista da aprendizagem significativa.
|