Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

38667 - AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS: METODOLOGIAS DE ENSINO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
ALICE WERNECK MASSOTE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ANA CLÁUDIA PEREIRA DOS SANTOS - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, ANDREZA MARCELINO CAMPOS FERREIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, FABIANA GONÇALVES SANTOS COSTA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, JOÃO ANDRÉ TAVARES ALVARES DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, JOMARA APARECIDA TRANT DE MIRANDA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, LUDMILA BRITO E MELO ROCHA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ROBERTA MORIYA VAZ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS


Apresentação/Introdução
O curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) ofertado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é realizado de forma periódica, habilitando trabalhadores já inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS). Adota-se a metodologia do Currículo Integrado, que tem como princípio a articulação entre teoria e prática, ensino e serviço, alternando períodos presenciais de concentração e dispersão.


Objetivos
O objetivo deste trabalho foi conhecer a avaliação dos egressos do curso TSB sobre as metodologias de ensino e estratégias pedagógicas desenvolvidas e utilizadas nas turmas ofertadas no período de 2017/2019.


Metodologia
Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, auto administrado, abordando temas relacionados a metodologias de ensino e estratégias pedagógicas, com questões fechadas, de múltipla escolha, estruturadas por meio da Escala de Likert. Os instrumentos foram elaborados e respondidos por meio do software online Formulários Google. O link foi enviado por e-mail e whatsapp para os 45 egressos das turmas do TSB. Os dados coletados foram transcritos e codificados em banco de dados no programa Excel® 2010 e exportados para o software estatístico SPSS® 20.0 for Windows.

Resultados
Compuseram a amostra 26 egressos (58%), 100% mulheres, com idade média de 40 anos; 34,6% possuíam outra formação técnica ou superior. 57,7% concordaram totalmente, e 38,5% parcialmente, que os métodos de ensino e recursos pedagógicos adequaram-se aos objetivos do curso; 69,2% concordaram totalmente que os métodos de ensino e recursos pedagógicos colaboraram para aproximar os conhecimentos teóricos e práticos; 76,9% concordaram totalmente que as atividades e conteúdos abordados colaboraram para o exercício da função de TSB; 96,3% concordaram totalmente que as atividades e conteúdos propostos contribuíram para uma atuação profissional mais crítica e para uma melhor compreensão do SUS.

Conclusões/Considerações
A maioria dos respondentes avaliou positivamente os métodos de ensino e recursos pedagógicos utilizados no curso TSB. Espera-se que a contribuição dos egressos possa fornecer subsídios para intervenções a serem implementadas em ações educacionais desenvolvidas pela ESP-MG, resultando em melhorias na qualificação dos profissionais de saúde, com repercussão na qualidade dos serviços prestados ao SUS no estado de Minas Gerais.